Salvador e Portugal iniciam parceria para elaboração de projetos sociais

ssaport

A elaboração de projetos sociais e combate à pobreza motivará ações de cooperação entre Salvador e Portugal. A medida foi iniciada neste sábado (11), durante visita da comitiva portuguesa à capital baiana.

O encontro ocorreu no Palácio Thomé de Souza, no Centro, com as presenças da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos; da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva; do embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos; e do cônsul-geral de Portugal na Bahia, Jorge Fonsêca. A ação fez parte da celebração pelo Dia de Portugal (10 de junho).

No encontro, foram propostas iniciativas de aproximação a partir das temáticas comuns, com ênfase na área social e cooperação internacional. Sob a liderança da ministra da Presidência, Portugal lançou a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030, um instrumento que visa concretizar uma abordagem multidimensional e transversal de articulação das políticas públicas tendo em vista a erradicação da pobreza.

Neste contexto, a vice-prefeita de Salvador falou sobre as iniciativas da área social desde 2013 e foi convidada a participar da agenda oficial nas cidades de Matosinhos e Lisboa, para construir conjuntamente projetos voltados para a área. “Brasil e Portugal são países-irmãos e será uma honra para nós de Salvador, que avançamos tanto nas políticas sociais nos últimos anos, poder dividir as nossas experiências e trabalhar conjuntamente com os portugueses para avançarmos juntos”, declarou Ana Paula Matos.

Após conhecer a lógica administrativa do Escritório de Governança Social e, também, a atuação do Escritório de Cooperação Internacional, a ministra da Presidência  parabenizou pela iniciativa e destacou a importância da participação soteropolitana na construção de mais políticas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.