Rui Costa será ministro da Casa Civil no governo Lula; Haddad assumirá a Fazenda

rui

O PT convocou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (9), em Brasília, onde foi o presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva anunciou que o governador Rui Costa (PT), em final de mandato na Bahia, será um de seus ministros e vai assumir o ministério da Casa Civil.

“Certamente vai prestar um extraordinário serviço na Casa Civil. Será o meu ministro-chefe na Casa Civil”, disse Lula na ocasião. Trata-se de uma das pastas mais importantes para a sustentação do Governo. O chamado ministro-chefe é uma espécie de braço direito e principal interlocutor do presidente da República dentro do Palácio do Planalto.

A Casa Civil coordena a integração entre os ministérios da Esplanada, além de diversas ações do governo federal. O ministro da pasta costuma ser ouvido antes de decisões importantes de governo e ajuda na articulação política junto ao Congresso Nacional.

Além de Rui Costa, outros quatro ministros também foram anunciados. José Múcio, ex-ministro do TCU, vai assumir a Defesa. Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo, fica com o Ministério da Fazenda, recriado após desmembramento do atual Ministério da Economia.

Já Flavio Dino (PSB) assumirá o Ministério da Justiça e da Segurança Pública enquanto o embaixador Mauro Vieira assume o Itamaraty, nas Relações Exteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *