Operação Chuva 2023 terá mais de R$127 milhões em ações preventivas e obras em áreas de risco  

bruno

A capital baiana se prepara para encarar o período mais chuvoso do ano e, para prevenir os eventuais efeitos das precipitações na cidade, a Prefeitura realizará mais uma edição da Operação Chuva. A iniciativa foi lançada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (24), após assinatura do decreto que institui a estratégia, durante entrega de uma contenção de encosta na Praça Orungan, em Ondina.   

Com isso, a Prefeitura intensificará as ações preventivas e emergenciais, nos meses de abril a junho, mobilizando todos os órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC). O objetivo é dar agilidade e efetiva resposta a possíveis desastres naturais, sobretudo nas áreas de risco. O investimento total, entre novas obras, manutenções de vias públicas e diversos outros serviços à população, será de R$127,6 milhões.  

O prefeito destacou que o trabalho preventivo e de enfrentamento das consequências das das chuvas ocorre durante todo o ano. “Todos os dias lançamos iniciativas, ações, programas e obras para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e danos causados pelas chuvas na cidade, mas principalmente para proteger e salvar vidas. Chegamos aqui em 2023 com recorde. São dois anos sem tragédias com vítimas fatais”.

De acordo com dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a previsão para abril é que chova acima da média histórica (284,9 mm), enquanto que para maio e junho o quantitativo deve girar em torno da média climatológica, respectivamente 302,2 mm e 237,6 mm.   

O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, reforçou que Salvador está muito mais preparada para as chuvas do que no passado em função dos investimentos municipais. “Mas, diante da intensificação dos fenômenos meteorológicos, como vimos no litoral paulista, não podemos baixar a guarda.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *