Jerônimo lança Bahia Sem Fome: “Vamos colocar pobres e famintos no orçamento”

bahaisemfome

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) lançou nesta sexta-feira, 24, a primeira etapa do Bahia Sem Fome, visto como principal programa do seu início de gestão.

A iniciativa visa a distribuição de cestas básicas para quem sofre de insegurança alimentar e tradicional, um público estimado em 2 milhões de pessoas na Bahia. “Nessa primeira etapa, faremos o mutirão para a doação de alimentos. Na segunda etapa, vamos precisar da Assembleia Legislativa para termos orçamento para o programa. Afinal, se não virar lei, não é política pública. Vamos colocar os pobres e famintos no orçamento. Se for preciso, vamos até segurar algumas obras para comprar comida”, disse Jerônimo, em discurso durante o evento.

“A gente só consegue resolver [o problema da fome] se a gente se incomodar. Porque para a doação ser perfeita, é preciso doar o que é seu, não o resto. O pão, a carne, o peixe e o abraço”, afirmou.

O governador deu exemplo de uma história contada por Lula sobre a mãe, nos tempos da infância do presidente da República. “Dona Lindu dizia que ‘amanhã vai ser melhor’ [quando Lula e os irmãos passavam fome]. Eu digo para vocês o mesmo, mas assim como Dona Lindu, não tenho certeza. Tenho a vontade e a intuição”, conta.

Segundo Jerônimo, o programa terá rigor na fiscalização e transparência para coibir possíveis acusações de desvio de doações e a compra de votos mediante distribuição de alimentos durante as eleições municipais de 2024.

“O governo do Estado vai prestar contas de cada quilo de alegria que receber. Não iremos aceitar e seremos duros caso aconteçam irregularidades. Precisamos combater juntos essa lógica perversa da fome. E vamos precisar priorizar as pessoas que mais precisam”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *