Bruno Reis diz que investirá na recomposição da aprendizagem dos alunos em 2023

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A recomposição da aprendizagem é o principal desafio para o ano letivo de 2023 da rede municipal de ensino. O assunto foi debatido durante abertura da Jornada Pedagógica 2023, iniciada nesta quarta-feira (1º), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta. A cerimônia contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário de Educação, Thiago Dantas, da vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, da diretora Pedagógica da Smed, Adenildes Teles, e de representantes do Conselho Municipal de Educação (CME). 

Na ocasião, o prefeito propôs um pacto pela educação para corrigir o déficit de aprendizagem causado pelo período de ensino virtual durante a pandemia. “É um fato constatado nas nossas avaliações internas. Durante a pandemia, a aprovação foi automática e houve uma redução na proficiência por conta das limitações do ensino digital. As crianças da rede municipal têm idade menor e uma dificuldade maior de assimilar conteúdo digital, então efetivamente há um problema a ser enfrentado. Nós vamos adotar uma série de metodologias para recuperar esse tempo perdido, e por isso é necessário o envolvimento de todos”, afirmou o gestor.

Como o período de matrículas ainda não foi finalizado, o prefeito disse não ter os números finais deste ano. Ele relembrou, no entanto, o impacto dos novos alunos recebidos pela rede municipal no ano passado. “Foram 30 mil alunos que vieram, entre aqueles que absorvemos na nossa rede, com a inauguração de novas escolas, ampliação de escolas existentes e também através dos programas que temos: o Pé na Escola, o Primeiro Passo e no convênio com as creches comunitárias”, disse Bruno Reis.

Também foi destacado o esforço da administração municipal em continuar ou desenvolver novos projetos para melhoria da Educação municipal. “Estão sendo construídas 35 novas escolas e, até o final da gestão, atingiremos 48 unidades, o que configura uma escola por mês durante todo o mandato. Fortalecemos e demos condições para consolidar programas, trouxemos educação digital, com tablets, chromebooks, implantamos ambiente digital de aprendizagem, wi-fi nas escolas e sempre tivemos, apesar dos problemas, uma capacidade de diálogo com nossos profissionais. Há problemas ainda, mas o importante é que nosso objetivo é promover o melhor para nossas crianças”.

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