Werner atribui crescimento da violência na Bahia à mudança do “modus operandi” das facções criminosas

werner

O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, disse que a associação do crime organizado que impera no estado com as facções criminosas da região Sudeste do país é a causa da onda de violência registrada na Bahia nas últimas semanas.

A Bahia lidera o ranking nacional de mortes violentas, segundo dados colhidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Marcelo Werner explicou que a mudança do modus operandi – modo pelo qual as organizações agem – tem mais brutalidade e melhoria de armamento. A declaração foi feita durante entrevista na Rádio Metropole, nesta sexta-feira (6).

“A gente comumente chama de bonde, onde uma facção busca tomar o território da outra através da força. E não só isso, fazendo brutalidade como decepar partes do corpo e deixar no território para outra facção […] O modus operandi das facções do Sudeste, em especial no Rio de Janeiro, são de domínio territorial, de violência e demonstração de força. A gente percebe instalações de barreiras, ataques imediatos a qualquer tipo de segurança”, disse.

Werner avaliou ainda a forma “empresarial” que o tráfico de drogas tem assumido no estado, com comercializações maiores e taxação de serviços impostos à população nas comunidades. “Considerando se tratar de uma visão empresarial, o território é disputado para ser mais uma fonte de comércio, por ser um potencial ponto de venda”, declarou.

Metro 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *