A partir desta sexta-feira (12) até o domingo (14), a capital baiana recebe o Tri On Camp, trazendo para a cidade uma experiência exclusiva em busca da melhoria do desempenho no triathlon.
O evento, que faz parte do Calendário de Turismo Esportivo de Salvador, promovido pela Prefeitura, conta com os melhores profissionais da área em uma imersão completa, envolvendo teoria e prática, abordando corrida, natação e ciclismo, além de palestras, sessões práticas e orientações sobre biodinâmica, técnicas de natação em águas abertas e estratégias de corrida e ciclismo. Aulas práticas em circuitos no mar, corrida e ciclismo integram a programação.
De acordo com o diretor da prova, Douglas Cerqueira, é importante para Salvador ter essas iniciativas esportivas, porque acabam transformando a cidade num grande celeiro de atletas. “Através dessas provas locais, os atletas experimentam os seus treinamentos na prática, dentro de uma prova, e com isso se qualificam para provas nacionais e internacionais. Então é importante a ocorrência de provas locais, justamente para poder desenvolver esses atletas”, explica.
“Nesse training camp, como a gente chama, teremos uma série de treinos simulados, envolvendo as três modalidades que compõem o triathlon, a natação, o ciclismo e a corrida”, acrescenta Cerqueira. Ele destaca ainda que
o evento contará com atletas de todos os níveis, inclusive com o atleta profissional Gabriel Klein, “que veio para abrilhantar essa grande festa”, concluiu.
Atleta profissional – Convidado pelo treinador Fábio Cuba, um dos seus primeiros treinadores, Klein conta que ficou feliz com o convite para participar do ‘Training Camp’. “Vai ser muito bom voltar para Salvador depois de tantos anos. Eu morei aí um tempo, de 2014 até 2018, então vai ser bem legal. Na verdade, eu estou indo para ter essa troca de experiência com os atletas e também para aprender o que tiver de palestras”.
“Minha participação vai ser como atleta profissional para mostrar um pouco desse outro lado do esporte, que é o alto rendimento. E como o meu trabalho é treinar, eu vou passar isso para os atletas. Eu espero que todos gostem e vai ser bem interessante a troca de experiências entre todos”, completou.
Com dez anos de carreira como atleta profissional, Klein espera passar conhecimento para os atletas, tanto iniciantes quanto intermediários, e quem também vive a modalidade como ele. “Essa troca de experiências é bem importante para o crescimento do esporte e para mostrar para outras pessoas de outras bolhas que o triathlon é uma força”, concluiu.
Programação – A programação começa na Arena Aquática Salvador, das 14h às 17h30, com treino simulado de natação em piscina. No sábado, na Base Naval de Aratu, das 7h até às 14h, acontece um treino simulado de natação no mar, também de ciclismo e de corrida, além das transições entre as modalidades, que fazem parte do desenvolvimento do atleta no triathlon.
No domingo, também na Base Naval de Aratu, das 7h às 11h, acontecem três baterias chamadas de Fast Triathlon, para que os atletas possam colocar em prática todo o conhecimento adquirido nos dias anteriores. Logo depois, a programação será encerrada com um almoço de celebração em um restaurante no Itaigara, a partir das 11h30.
TriOn Salvador – No dia 1° de dezembro, o Tri On Salvador abre os eventos esportivos de verão na cidade. A segunda edição do evento deve trazer para a capital baiana cerca de 500 atletas de todo o país, com largada prevista para ocorrer a partir do 2º Distrito Naval, no Comércio, com percurso na Baía de Todos-os-Santos. Serão três provas distintas: Super Sprint – 250 metros a 500 metros de nado, 6,5 km a 13 km de ciclismo e 1,5 km a 2 km de corrida; Sprint – 750 metros de nado, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida; e Standard – 1,5 km a nado, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.