Salvador completa seis meses de vacinação contra Covid-19 com 63% de vacinados

                                                             Foto: Bruno Concha/Secom-PMS                                                           

 

 

Salvador completou, nesta segunda-feira (19), seis meses de campanha de vacinação contra a Covid-19. Nesse período, mais de 1,2 milhão de cidadãos já receberam a primeira dose (o que corresponde a 63% do público vacinável).

Desse total, 557 mil pessoas estão totalmente imunizadas, ou seja, que completaram o esquema vacinal com a dose de reforço ou receberam injeção única – que é o caso das doses do imunizante Janssen.

Desde quando a mobilização teve início, no dia 19 de janeiro deste ano, a capital baiana tem avançado no processo graças a uma ampla estrutura montada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Cerca de 2 mil profissionais atuam hoje diariamente, inclusive feriados e finais de semana, para que a operação ocorra nos pontos fixos e drive-thrus espalhados em todas as regiões da cidade.

Na prática, o processo de vacinação começa a apresentar resultados significativos e está sendo essencial para que os números da pandemia cedam. Um dos índices que refletem este sucesso é a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes com a doença, que hoje (19) está em 47%, uma das menores cifras registrada este ano.

Também hoje, a capital baiana amanheceu sem paciente aguardando leito clínico ou de UTI adulto e pediátrico exclusivo contra o coronavírus. Também tem havido estabilização e queda nos números de óbitos e no fator de transmissão viral.

Com a população cada vez mais protegida e com o cenário se tornando progressivamente mais favorável, a capital baiana avança degrau por degrau para retomada das atividades econômicas, de forma segura e com protocolos específicos para evitar repique de novos casos de uma crise sanitária que já dura mais de um ano.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.