Rui Costa encaminha projeto de lei para combater ‘fake news’ sobre o coronavírus

                                                                            Foto: Fernando Vivas/GOVBA

 

Em transmissão ao vivo nesta segunda-feira, 4, o governador Rui Costa deu destaque ao projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira, 5. O projeto tem o objetivo de combater notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias em todo o território baiano.

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), a medida será adotada após o compartilhamento de uma série de ‘fake news’ sobre a pandemia do novo coronavírus na Bahia. Segundo o projeto, será estabelecida uma pena de multa para quem elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para o compartilhamento em massa de notícias falsas.

“Esse é um enfretamento à calúnia, mentira, falsidade e oportunismo. Nós iremos identificar esses criminosos, denunciá-los ao Ministério Público da Bahia e entraremos com ação criminal e indenizatória contra todos aqueles que utilizarem essa prática de compartilhamento de mentiras dentro e fora do estado”, ressaltou Rui Costa.

O governador divulgou também, durante a live, que a realização de exames para diagnóstico da Covid-19 foi iniciada nesta segunda-feira, 4, em Vitória da Conquista e Barreiras. Os exames serão realizados simultaneamente, durante três dias, e as amostras do mesmo paciente serão encaminhadas também ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), para que a técnica possa ser validada.

“Colocaremos trabalhadores em horário extra no Lacen para testar as equipes de saúde dos municípios com o maior número de casos. Iremos testar profissionais das UPAs, Postos de Saúde, hospitais estaduais e essa ação alcançará também vigilantes, agentes de limpeza, entre outros profissionais. A nossa meta é dobrar o número de exames realizados no Lacen e esses testes das equipes começam ainda nesta semana”, finalizou o governador. As informações são do jornal A Tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *