Rui Costa diz que aporte federal é insuficiente, mas ministro rebate

ministro

Em coletiva de imprensa com anúncios sobre medidas a serem tomadas no sul e extremo sul da Bahia, nesta terça-feira, 28, em Ilhéus, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), questionou o aporte do Governo Federal de R$ 80 milhões para recuperar estradas federais do Nordeste. “Faço um apelo, a portaria fala de R$ 80 milhões para o Nordeste, isso não recupera nem as estradas da Bahia, quanto mais as de todo Nordeste”.

Na ocasião, o governador estava ao lado de representantes do Governo Federal, como o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que rebateu. “Há pelo menos sete estados com problemas de chuvas torrenciais. Estamos aguardando um diagnóstico mais apurado para fazer o que for necessário não apenas para recuperar rodovias, mas construção das casas, acesso, infraestrutura urbana, mas precisaremos de um pouco mais de tempo”.

O governador agradeceu ao apoio do Governo Federal e de outros governos estaduais e alega que a situação ainda é incerta para boa parte da população, pois será preciso que a chuva dê uma trégua para saber quantas pessoas ficarão desabrigadas, já que a viabilidade do retorno às casas será em etapa seguinte. Até o momento, Rui Costa disse que são 50 mil pessoas desalojadas com o temporal no estado, ou seja, pessoas que precisaram sair do local em que moram, mas que podem, ou não, retornar para suas casas ao fim da crise.

O ministro Rogério Marinho disse que, para que o Governo Federal faça sua parte, os prefeitos precisam colaborar com o levantamento de dados sobre danos através de preenchimento de formulário, para saber quais serão as necessidades de aporte. “Precisamos que vocês, prefeitos, venham aqui pessoalmente, ou online, para saber quais são as necessidades de vocês”.

As Informações são do A Tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *