Prefeitura entrega estação Pituba do BRT e todo o trecho 3 do modal entra em operação

brt

A Prefeitura entregou nesta sexta-feira (31) a Estação Pituba do BRT e, com isso, todo o trecho 3 do modal de transporte urbano entrou em operação. O terminal, localizado nas imediações do Parque Júlio César, no Itaigara, contará com uma nova passarela no local para a travessia de pedestres na região, oferecendo maior segurança aos usuários. A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller.

Com a entrega da estação Pituba, além da linha que já está em operação, também será iniciada a operação de uma nova linha do BRT, a B02, que irá circular a partir da próxima segunda-feira (03) e terá intervalos de até 13 minutos nos horários de pico da manhã e da tarde. Para o prefeito, a implantação de mais uma estação do BRT influencia diretamente na vida das pessoas que necessitam do sistema, facilitando seu deslocamento e garantindo, sobretudo, qualidade de vida.

“O fato dos ônibus transitarem em faixas segregadas e exclusivas melhora muito o tempo de deslocamento, com maior agilidade que o sistema convencional, com precisão de horários para saída de cada linha. Com isso, ampliamos o número de linhas, alcançando trechos da orla da capital, fazendo a volta na Praça Nossa Senhora da Luz e retornando. É um roteiro que atinge diretamente esse centro comercial da cidade, onde milhares de pessoas circulam diariamente, podendo se deslocar em tempo reduzido, com conforto e segurança”, enfatizou.

A linha B02 sairá da via exclusiva e seguirá pela Rua Rio Grande do Sul até a Avenida Octávio Mangabeira e vai retornar na Praça Nossa Senhora da Luz. De lá, os veículos sobem novamente para o Itaigara e voltam à faixa exclusiva. Neste percurso, o ônibus fará paradas em três pontos regulamentados para o embarque e desembarque dos usuários: nas imediações da APAE, na praça Belo Horizonte e na praça Nossa Senhora da Luz. Nestes pontos, o acesso ao BRT será feito exclusivamente através do Salvador Card ou demais cartões de integração utilizados no sistema de transporte de Salvador.

Todo o trecho será feito em faixa preferencial, já sinalizada na via. Não será permitido aos demais veículos transitar pela faixa preferencial. Neste caso, a exceção é exclusivamente para aqueles que forem fazer uma conversão à direita, na rua Rio Grande do Sul, e à esquerda na rua Pernambuco, não sendo permitido o tráfego de forma contínua.

“A entrega da Estação Pituba permite que possamos ampliar o atendimento do BRT nessa região, permitindo que os usuários possam embarcar e desembarcar até a região da orla, oferecendo ainda mais conforto e agilidade no deslocamento por este trecho”, destacou o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Sobre a expansão do sistema, Bruno Reis destacou que o terceiro trecho segue em execução. “A cada nova estação, mais passageiros aderem ao BRT. Teremos funcionamento pleno do sistema a partir do momento em que entregarmos o trecho que vai do Cidade Jardim até a Estação da Lapa. Temos o sistema viário Rei Pelé, novas estações e elevados. Tudo para garantir que o sistema funcione adequadamente. Atualmente, resta concluir o trecho do Vale dos Barris até a Lapa para entregar essa primeira etapa. Os trechos são escolhidos de acordo com a demanda de transporte e o adensamento comercial e residencial, bem como presença de shoppings e lojas de serviços. Fico feliz por, na semana do aniversário da cidade, poder entregar várias obras em todas as áreas da cidade”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *