Petistas minimizam pesquisa que aponta liderança democrata

                                                                                   Foto: Reprodução

 

Os petistas, entre eles, o governador da Bahia, Rui Costa, minimizaram ontem a pesquisa Ibope que aponta a liderança de Bruno Reis (DEM) na disputa pela prefeitura de Salvador. Segundo o levantamento, o democrata tem hoje 42% das intenções de votos. Ao desconsiderar os votos brancos e nulos, ele teria 56% do total e venceria no primeiro turno a competição eleitoral.

“Todos conhecem a minha posição sobre pesquisa. Eu gosto tanto de vencer eleição quanto vencer os institutos de pesquisa, que comigo sempre erraram. Na Bahia, o Ibope em particular, tem uma tradição de errar muito. Se ele errava quando fazia pesquisa presencial, imagina agora por telefone. É uma amostra muito menor do que eles sempre fizeram, com 600 questionários (…) Eu, se já não acredito em pesquisa, muito menos feita por telefone, que a pessoa não sabe quem está do outro lado respondendo”, declarou Rui Costa, em entrevista à imprensa.

A base do governador tem cinco candidatos, que aparecem assim na pesquisa: Pastor Sargento Isidório (Avante), com 10%, Major Denice (PT) e Olívia Santana (PCdoB) estão com 6%, cada uma. O candidato do Podemos, Bacelar, tem 5%. Celso Cotrim (PROS) não pontuou.

Candidatos independentes, Cezar Leite (PRTB) aparece com 3%, Hilton Coelho (PSOL) tem 2%, e Rodrigo Pereira (PCO) apareceu com 1% das intenções de votos. O instituto ouviu 602 eleitores da capital baiana entre os dias 3 e 4 de outubro. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos. A consulta está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número BA-03105/2020. Foi a primeira pesquisa após o debate da TV Bandeirantes, que aconteceu na última quinta-feira.

Rui tem dito que acredita em segundo turno na eleição. “A campanha está ótima, começando agora. (…) As coisas vão aquecendo e melhorando. Não tenho dúvida que vamos para o segundo turno e ganhar a eleição”, afirmou no final de semana.

Em nota, o presidente do PT de Salvador, Ademário Costa, também minimizou a pesquisa. “O PT tem um histórico de vitórias que contraria pesquisas. Desde a década de 80, o PT vence eleições municipais e estaduais no primeiro turno, como a vitória de Luiza Erundina para prefeita de São Paulo em 1988, e com a vitória de Jaques Wagner em 2006 e de Rui Costa em 2014 no primeiro turno. E novamente, com a garra e a força da nossa militância, nós vamos contrariar as pesquisas nestas eleições em Salvador”, afirmou. A coligação da Major Denice também atenuou o levantamento e informou que acredita em segundo turno.

“As tendências apontam que a campanha da Major Denice, postulante da aliança entre PT e PSB, está crescendo em conhecimento junto à população e, conforme circula pelos bairros, ganha cada vez mais apoios. O sentimento das ruas também sinaliza uma aceitação enorme do nome da candidata da ‘Coligação Que Cuida de Gente’ (PT-PSB), que tem como vice na chapa a deputada estadual Fabíola Mansur, e a ida da candidatura dela para o segundo turno no pleito eleitoral de 2020. Uma campanha eleitoral se dá em diálogo com a população, durante um período de 45 dias, conforme as regras legais em vigor, e não baseada na frieza dos números e das planilhas. Se fosse diferente disso, o governador da Bahia em 2006, em 2010 e em 2014 seria Paulo Souto e não Jaques Wagner e, depois, Rui Costa”, diz a nota da coligação. As informações são do jornal Tribuna da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *