Operação vai levar quase 2 mil árvores a 28 localidades de Salvador

                                                                                    Fotos: Marcelo Gandra/Secis                                                                 

 

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), deu início aos trabalhos da Operação Plantio Chuva 2020 nesta sexta-feira (17). O primeiro local contemplado foi a Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva, em Canabrava, onde foram plantadas 135 mudas, entre algodoeiros, paus-brasil, paus-ferro e abricós.

A ação vai contemplar, ao todo, 28 áreas da capital baiana, entre parques, praças, avenidas e condomínios. Serão plantadas, aproximadamente, 2 mil árvores, a maioria delas espécies nativas da Mata Atlântica. As espécies são selecionadas de acordo com as condições locais.

Até o fim de agosto, semanalmente, locais como Vista Alegre, Boa Viagem e Sussuarana receberão mudas de espécies como ipê, sibipiruna, oiti e aroeira, além de frutíferas, como pitangueiras e jabuticabeiras. Os plantios, em grande parte, atendem a solicitações enviadas pelos próprios moradores das comunidades, via WhatsApp, para o número do Disque Mata Atlântica (71) 98549-8453.

O titular da Secis, João Resch, explicou que a programação do Plantio Chuva acontece normalmente entre abril e julho, considerado o período ideal para que as mudas possam se adaptar ao solo. No entanto, nesta edição de 2020, a atividade teve que ser modificada devido à Covid-19.

“Por causa da pandemia, neste ano não foi possível começarmos mais cedo a operação. Foi necessário que tivéssemos mais cautela para realizarmos os plantios com segurança e todo o cuidado. Mesmo assim, entendemos que uma ação como essa, que beneficia a cidade de tantas maneiras, não poderia deixar de ser realizada”, ponderou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.