Moraes deve aplicar penas de cerca de 20 anos por trama golpista, avaliam investigados

moraes

Enquanto aguardam a formalização da denúncia pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nas próximas semanas, advogados dos investigados no inquérito sobre a trama golpista já antecipam, em conversas reservadas, as possíveis sanções que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), poderá impor aos principais acusados. A reportagem é de Malu Gaspar, do jornal “O Globo”.

Os defensores consideram inevitáveis tanto a denúncia pela PGR quanto a condenação pela Primeira Turma do STF, embora, publicamente, mantenham a posição de defender a inocência de seus clientes. A expectativa é de que a PGR formalize a denúncia até fevereiro.

De acordo com advogados de diferentes investigados ouvidos pela equipe do blog, as penas a serem aplicadas pelo STF devem girar em torno de 20 anos de prisão.

“Com base nos crimes atribuídos aos principais investigados e nos precedentes dos julgamentos realizados pelo STF, acreditamos que as penas ficarão nessa faixa, não menos que 20 anos”, afirmou, sob anonimato, um dos defensores consultados.

A estimativa tem como parâmetro o julgamento ocorrido em setembro de 2023, no qual o STF condenou o ex-funcionário da Sabesp Aécio Lúcio Costa Pereira a 17 anos de prisão. Ele foi responsabilizado por crimes como dano qualificado, deterioração de patrimônio público tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e associação criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *