Marcelo Maia comenta retomada da Lavagem do Tororó

vereador

O retorno da tradicional Lavagem das escadarias da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Tororó, após uma interrupção de 15 anos, marcou o último domingo (21).

A celebração, iniciada com um cortejo de baianas e carro de som, partiu da Praça Dodô e Osmar, percorrendo o caminho até a igreja, situada no alto da colina da Rua da Capelinha, no bairro do Tororó. Essa retomada, fruto da iniciativa do Instituto Cultural Todo Menino é um Rei, contou com o apoio do vereador Marcelo Maia (PMN), que esteve presente e destacou a importância do evento.

Marcelo Maia ressaltou a significância da Lavagem do Tororó, considerando-a um marco importante na união entre a Igreja Católica e as religiões de matriz africana. Essa união simboliza um forte repúdio ao preconceito e à intolerância religiosa. “A lavagem é um ato tradicionalmente realizado por pessoas de religião de matriz africana. Lavar as escadarias de uma igreja é sinônimo de união, é uma iniciativa que passa por cima do preconceito atropelando a intolerância religiosa e reforçando a importância da paz”, considerou o vereador.

Além do aspecto cultural e religioso, Marcelo Maia enfatizou os benefícios econômicos da festa para a região. “Além dos benefícios sociais e religiosos, a retomada da Lavagem do Tororó beneficia o comércio local, uma vez que há uma movimentação mais intensa no bairro”, explicou.

A festividade foi encerrada com uma programação musical especial na Praça Dodô e Osmar, apresentando bandas como Samba de Farofa, Samba Tororó, Lázaro Bigode, Nilson Fernandes, Neivaldo do Tchac, Jorge Fogueirão, Guiguiu e Nonato Sanks.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *