Jaques Wagner deve deixar liderança do governo após pressão política

jaqwagner

O senador Jaques Wagner deve anunciar nos próximos dias sua saída da liderança do governo no Senado, após ser alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal.

Segundo informações divulgadas pela CNN, aliados próximos convenceram o parlamentar de que a permanência no cargo ampliaria o desgaste político tanto para sua imagem quanto para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reportagem é da CNN.

A expectativa é que Wagner comunique pessoalmente sua decisão a Lula em reunião prevista para esta semana. O senador deverá argumentar que pretende concentrar esforços em sua defesa diante das investigações relacionadas ao caso do antigo Banco Master. Nos bastidores, integrantes do Palácio do Planalto avaliam que a mudança pode ajudar a reduzir os impactos políticos do episódio sobre o governo e sobre a campanha de reeleição do presidente.

A operação investiga suspeitas de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e recebimento de vantagens indevidas envolvendo pessoas e empresas ligadas ao Banco Master. A Polícia Federal afirma ter encontrado indícios que justificaram as medidas adotadas, enquanto Jaques Wagner nega qualquer irregularidade, sustenta que os recursos apreendidos possuem origem legal e afirma que colaborará integralmente com as investigações. A possível saída da liderança é vista como uma tentativa de preservar a governabilidade enquanto o caso segue sob apuração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *