Fundo de R$ 15,9 bilhões para pequenas empresas já está disponível

Foto: Clauber Cleber/PR

 

 

O governo federal anunciou nesta 4ª feira (10.jun.2020) que já está disponível nas agências bancárias o FGO (Fundo Garantidor de Operações), com valor total de R$ 15,9 bilhões, para crédito a micro e pequenas empresas.

O fundo é gerenciado pelo Banco do Brasil e teve a injeção de recursos pelo Tesouro Nacional. A garantia pode ser requerida pelas empresas que aderirem ao Pronampe, programa que visa a ajudar os pequenos negócios durante a crise de covid-19. Os recursos recebidos poderão ser utilizados para investimentos e para capital de giro. A Receita Federal vai enviar comunicado a 4,6 milhões de micro e pequenas empresas elegíveis.

Segundo o governo, ao menos 12 instituições financeiras se cadastraram para oferecer os empréstimos subsidiados. “São 12 instituições que já estão no processo de habilitação, dentre as quais são 3 grandes bancos, duas cooperativas de crédito, duas grandes fintechs, algumas agências e bancos de fomento”, disse o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa.

A linha de crédito corresponderá a no máximo 30% da receita bruta anual, calculada com base no balanço de 2019. A taxa de juros anual máxima será igual à taxa Selic, acrescida de 1,25% sobre o valor concedido, com prazo de 36 meses para o pagamento e carência de 8 meses.

O governo federal vai cobrir 100% da inadimplência de operações individuais dos clientes de cada operação até o limite de 85% da carteira. As informações são do site Poder 360.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.