Fotos: Betto Jr./Secom
A capital baiana se prepara para o retorno do setor de eventos, entretenimento e cultura com a realização de evento monitorizado de avaliação, que será realizado na próxima sexta-feira (27), a partir das 18h, no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio: o “Evento Teste Retomada Salvador”.
Após cerca de um ano e meio paralisado, o objetivo central é testar protocolos e operações que foram previamente analisados pelos órgãos municipais envolvidos e também autoridades da saúde.
As diretrizes usadas na realização do evento-teste servirão de base para a volta gradual e responsável do setor. Os detalhes foram apresentados nesta segunda-feira (24), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington; de autoridades e representantes das entidades envolvidas na iniciativa.
O Evento Teste Retomada Salvador tem realização da Associação do Coletivo de Entidades de Matriz Africana (Acema), Associação Baiana dos Produtores de Eventos (Abape), Associação Brasileira de Produtores dos Eventos (Abrape-BA), Associação dos Profissionais de Eventos (APE), Grupo Bahia e Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), todas organizações ligadas diretamente ao setor de eventos no estado, e conta com o apoio de diversas empresas para a concretização, além da Prefeitura de Salvador. Todo o custo será pago pelos patrocinadores.
O prefeito ressaltou que o evento servirá para testar e validar os protocolos para a realização de shows de forma segura na cidade, assim que o cenário da Covid-19 permitir. Ele lembrou que a prioridade da Prefeitura sempre foi salvar vidas, e que a iniciativa está sendo realizada com toda a população acima de 18 anos vacinada com pelo menos a primeira dose contra o coronavírus.
O chefe do Executivo municipal ainda salientou que os eventos são bastante importantes para a capital baiana. Isso porque, mesmo com iniciativas como o SOS Cultura e os projetos financiados pela Lei Aldir Blanc, muitos daqueles que trabalham no setor ainda passam por dificuldades.
“São mais de 6 mil profissionais que vivem diretamente da renda proporcionada pelos eventos. O setor cultural é um dos mais importantes para a economia da cidade e foi um dos mais impactados pela pandemia, sendo o primeiro a parar e o único que ainda não retornou. Minha preocupação é com esses profissionais e com toda a cadeia que gera emprego e renda em Salvador”, completou Bruno Reis.
As regras protocolares do evento exigem que todos os convidados deverão ter acima de 18 anos e deverão ter tomado pelo menos a primeira dose ou dose única de alguma vacina contra a Covid-19 até o dia 27 de julho de 2021 (30 dias antes do evento-teste). Todos os convidados serão testados antes do dia do evento e só estarão aptos a participar os que estiverem com resultados negativos – estes cidadãos voltarão a ser testados após o evento.
O laboratório TMS Testes Moleculares, empresa de Biomedicina e Tecnologia, com laboratório especializado em testagem em massa, recentemente incorporado pelo grupo norte americano ETG e atuando a mais de 10 anos no mercado, será responsável pela aplicação dos testes RT-PCR e pelos relatórios de monitoramento dos convidados do evento no período pós-evento.
Durante o evento-teste, o uso da máscara será obrigatório, exceto no momento das refeições. Só será permitida a comercialização/distribuição de bebidas e alimentos industrializados em suas embalagens originais. Toda a operação de venda de alimentos e bebidas será feita de forma digital e os pagamentos realizados apenas por cartões.