De tradições à subida da ladeira, lavagem abre festas de fevereiro

lavagem

Como muitas festas em Salvador, a lavagem de Itapuã também é conhecida pelos seus lados “sagrado e profano”. E, assim como todas as outras, também é comemorada com muita tradição.

De acordo com o Padre da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, Gil Peixinho, os fieis se preparam para a festa que acontece sempre no dia da lavagem, nesta quinta-feira, 1º.

“É onde também celebra Nossa Senhora da Conceição, aqui em Itapuã, neste dia. Eles [fieis] saiam pelas ruas de Itapuã tirando as folhas das pitangueiras e vinham preparados para a festa que era mais tarde.  Então existe esse contexto de ‘lavar’ e ‘limpar’ a igreja. E ainda se consagra isso. Eles saem 2h e fazem esse processo. O lado religioso é esse. Preparar a festa para a Conceição”, detalhou o padre, em entrevista ao Portal A TARDE.

E por falar em tradição, o atleta Fabrício de Jesus participa pelo segundo ano consecutivo da Corrida do Feijão, que está na sua quarta edição. E, mesmo debaixo de sol e calor, ele garante que não vai ser a última vez.

“Estou esse ano novamente e, com fé em Deus, vou estar aqui ano que vem. É um percurso tranquilo, apesar de a subida para a Ladeira do Abaeté ser um pouco puxada e o sol, nem precisa falar, né? Mas o importante é fazer”, declarou Fabrício.

A corrida tem início às 6h30, partindo da Igreja da Nossa Senhora da Conceição de Itapuã e faz a volta no Abaeté.

A Tarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *