Carolino comemora requalificação do Parque do Abaeté e da Casa da Música

carolino

O vereador Antonio Carolino comemora a assinatura, pelo governador Jerônimo Rodrigues, na sexta-feira (22), do edital para reforma no Abaeté e na Casa da Música (área contígua ao parque), em Itapuã. Apesar do anúncio para a requalificação no Abaeté, Carolino questiona o fato de o Parque de Pituaçu não ter sido contemplado no edital.

Em abril de 2023, Antonio Carolino apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salvador os Projetos de Indicação nº101 e nº102, solicitando a completa requalificação dos Parque Metropolitanos do Abaeté e de Pituaçu.

 “Mais que uma peça central para bem estar ambiental do município, o Parque Metropolitano do Abaeté é um ambiente super qualificado de geração de renda, um polo cultural, místico e de grande poder atrativo de turistas, portanto que precisa ser permanentemente aprimorado e qualificado para os soteropolitanos”, defende Carolino.

E continua o vereador: “Ver que o Abaeté será requalificado nos alegra muito, mas por que o Parque de Pituaçu não foi contemplado também? São 18 anos de descaso com os parques de domínio público estadual. Meu filho fez 21 anos, minha filha caçula tem 8 anos. Não tiveram a oportunidade de conhecer toda beleza dos nossos parques”.

O vereador destaca a fala do governador no momento da assinatura: “A Lagoa do Abaeté é uma área verde importante e funcional fundamental para Salvador, além do seu aspecto histórico, um lugar que já foi cantado em músicas, em poesia, em arte e em fotografia”, disse Jerônimo Rodrigues.

“No dia da Lavagem do Bonfim (11/01/2024), pedi humildemente padroeiro de todos os baianos que tocasse o coração do Governo do Estado para melhor cuidar dos parques do Estado hospedados em Salvador. Os demais parques merecem e precisam de mais atenção por parte do governo estadual: o São Bartolomeu, Costa Azul, Dique do Tororó e o já mencionado Parque Metropolitano de Pituaçu”, conclui o vereador.

Edital

Segundo o edital de requalificação do Abaeté, os 1.474,92m² do parque serão reformados, com intervenções nas áreas das lojas, restaurantes, bares, lanchonetes, banheiros, com adaptação para pessoas com deficiência; e vestiários. Também está prevista a requalificação da área do estacionamento, recuperação das estruturas de cobertura, fechamento de parte da área do parque e iluminação. Para a obra está previsto o investimento na casa dos R$ 5 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa), que serão repassados à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que vai executar a obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *