O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), nomeou por meio do Diário Oficial do Legislativo desta quinta-feira (09) vereadores para exercerem diversas funções na Casa. São cargos preenchidos por escolha do chefe do Poder, ao contrário das posições na Mesa Diretora, para os quais ocorreu eleição no último dia 2.
O vereador Paulo Magalhães Júnior (União) foi nomeado para a função de procurador parlamentar da Câmara. O cargo era exercido na legislatura passada por Duda Sanches (União), que foi eleito no último dia 2 para a função de 2° vice-presidente da Mesa Diretora.
A vereadora Marcelle Moraes (União) foi nomeada para a Procuradoria da Mulher, cargo que antes era ocupado pela ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), que não se reelegeu.
O vereador Rodrigo Amaral (PSDB), que está no primeiro mandato, foi designado para a coordenação do Projeto Educâmara, que busca aproximar a Câmara da comunidade escolar. Antes, o posto era exercido pelo ex-vereador Joceval Rodrigues (MDB), que não foi reeleito.
Para a direção da Escola do Legislativo foi mantida a vereadora Marta Rodrigues (PT). Já a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), nova líder da oposição, foi designada para a coordenação do Projeto Câmara Itinerante, em substituição a Luis Carlos Suíca (PT), que perdeu a eleição em outubro de 2024.
O vereador Sílvio Humberto (PSB) foi mantido como coordenador do Selo Editorial Castro Alves da Câmara. E o vereador Daniel Alves, mantido na liderança do PSDB, é o novo gestor do Centro Cultural Manuel Querino da Casa – anteriormente, o posto era ocupado pelo ex-vereador Arnando Lessa (PT), outro que não conseguiu se reeleger.
A Câmara retoma os trabalhos no dia 3 de fevereiro, quando Carlos Muniz começa a definir com as bancadas e os partidos a composição das comissões temáticas, permanente e temporárias, e das frentes parlamentares. (Política Livre)