Candidatura de Elmar à sucessão de Lira pode fazer União Brasil perder presidência da CCJ

liraeelmar

A disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara pode fazer com que o União Brasil, partido de Elmar Nascimento (BA), perca a chance de comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 2025 ou 2026, conforme acordo estabelecido no ano passado.

Ficou acertado que os partidos com maiores bancadas do bloco que elegeu Lira alternariam a presidência da comissão mais importante da Casa anualmente. No primeiro ano do governo, a presidência foi ocupada pelo PT, e atualmente, está sob comando do PL. As duas próximas gestões seriam assumidas pelo MDB e pelo União. A informação é do jornal “O Globo”.

No entanto, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito para disputar a presidência com o apoio de Lira, já indicou a aliados que o acordo não será mantido se o União Brasil sair do bloco para lançar Elmar como candidato. O tema já foi discutido com a cúpula do MDB, que espera nomear um representante para liderar a CCJ no próximo ano. Lira sinalizou apoio a Motta, mas ainda busca um consenso que inclua Elmar, que inicialmente era seu preferido até o ingresso do candidato dos Republicanos na disputa.

Elmar, por sua vez, revelou que recusou um convite para dialogar com Lira, apesar de sua proximidade com o presidente da Câmara, e continua se articulando para fortalecer sua candidatura. Na semana passada, ele foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e reafirmou sua intenção de continuar na corrida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *