Bruno Reis lidera com 58%; Denice tem 14%

                                                                                 Foto: Reprodução

 

A mais nova pesquisa de intenção de votos do instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record TV Itapoan, divulgada ontem, mostra o candidato à prefeitura de Salvador Bruno Reis (DEM) na liderança com 58% das intenções de voto. Major Denice (PT) aparece em segundo com 14%. Levando em conta esse levantamento, a eleição deve ser definida ainda no primeiro turno.

Os outros candidatos obtiveram os seguintes índices: Olivia Santana (PCdoB) ficou com 9%; Pastor Sargento Isidório (Avante) teve 4%; Cezar Leite (PRTB) teve 2%; Bacelar (Podemos) ficou com 1%; Hilton Coelho (Psol) marcou 1%; e não pontuaram Celsinho Cotrim (Pros) e Rodrigo Pereira (PCO). Brancos/nulo somaram 7% e Não sabe/não respondeu, 4%.

O levantamento também mediu a rejeição dos candidatos: Isidório teve 45%; Major Denice tem 15%; Bruno Reis, 12%; Bacelar, 4%; Cezar Leite, 3%; Olívia Santana, 2%; Celsinho Cotrim, 1%; Hilton Coelho, 1%; Rodrigo Pereira, 1%. Rejeitaram todos, 8%. Não rejeitaram nenhum, 12%. Não sabem ou não responderam, 7%.

A pesquisa aponta ainda que a população aprova as gestões do prefeito ACM Neto (DEM) e do governador Rui Costa (PT), mas rejeita o presidente Jair Bolsonaro. O democrata e o petista registraram aprovações de 85% e 79%, respectivamente. O chefe do Executivo federal, todavia, ficou com rejeição de 65%.

As últimas pesquisas também mostraram liderança de Bruno Reis, candidato do prefeito ACM Neto e o crescimento da candidata do governador Rui Costa, Major Denice (PT). O crescimento da dupla pode ser explicado pela popularidade de ambos os líderes. A petista, numericamente, ultrapassou quadros como Olívia Santana (PCdoB) e Pastor Sargento Isidório (Avante) e se consolidou na segunda colocação do ranking.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-07358/2020, de acordo com a Resolução-TSE n.o 23.800/2019. A pesquisa ouviu 850 pessoas, entre os dias 10 e 11 de novembro. O nível de confiança é de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais.

As eleições deste ano vão escolher os futuros vereadores e prefeitos das cidades do país. O pleito está marcado para o próximo domingo, dia 15. Eventual 2º turno ocorrerá no dia 29.

Outras pesquisas

A terceira pesquisa também da Real Times Big Data será publicada hoje. Desta vez, o instituto ouvirá 1050 entrevistados. O Ibope, que é contratado pela TV Bahia, será divulgado no sábado, um dia antes da votação. O levantamento será feito com 805 pessoas, de maneira presencial. Até o momento, todas as consultas eleitorais têm apontado uma vitória no primeiro turno do candidato do DEM, Bruno Reis. Segundo as pesquisas, a Major Denice Santiago (PT) aparece em segundo lugar.

O democrata tem dito que acredita na conquista já no próximo domingo. “Com muita humildade e respeito que nós temos a todos os adversários, reconhecendo que têm seus valores, serviços prestados e história, a gente percebe na rua o desejo da cidade de decidir essa eleição no primeiro turno. Vamos seguir trabalhando até o último minuto mobilizando todos, mostrando que o nosso projeto é o melhor para a cidade nos próximos quatro anos. Entregamos na mão de Deus e da cidade o nosso futuro. O que nós queremos é construir nos próximos quatro anos uma cidade ainda muito melhor”, disse Bruno, em entrevista à Tribuna, que foi publicada ontem.

Já a campanha da Major Denice tem dito que acredita no segundo turno. “Foram três eleições consecutivas nas quais os líderes das pesquisas, apesar de serem apontados com ampla vantagem estatística sobre os adversários, foram derrotados no primeiro turno por Jaques Wagner (2006 e 2010) e pelo atual governador Rui Costa (2014), na disputa pelo Governo da Bahia. Esses recentes exemplos históricos, além de apontarem a recorrência de falhas em levantamentos do tipo, demonstram que pesquisa eleitoral trata-se de um retrato temporal e de um instrumento de avaliação de tendências. As tendências apontam que a campanha da Major Denice, postulante da aliança entre PT e PSB, está crescendo em conhecimento junto à população e, conforme circula pelos bairros, ganha cada vez mais apoios. O sentimento das ruas também sinaliza uma aceitação enorme do nome da candidata da ‘Coligação Que Cuida de Gente’ (PT-PSB), que tem como vice na chapa a deputada estadual Fabíola Mansur, e a ida da candidatura dela para o segundo turno no pleito eleitoral de 2020”, diz a nota da coligação. As informações são do jornal Tribuna da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.