Bonfim, Liberdade e Lobato terão medidas mais severas partir de hoje

                                                                                  Foto: Reginaldo Ipê

 

Localidades que, juntas, já tem mais de 110 casos de coronavírus – os dados são do último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no último dia 15 – Lobato, Liberdade e Bonfim vão passar a adotar as chamadas medidas de restrição para conter o avanço da Covid-19, nestes bairros, a partir de hoje até a próxima terça-feira, dia 26 de maio. Eles vão se juntar a Plataforma que, por mais uma semana, terá parte da região bloqueada para evitar aglomerações, facilitador da transmissão da doença.

Localizado na região do Subúrbio Ferroviário, o bairro do Lobato só tem menos casos, nessa zona da capital baiana, do que Plataforma (29 casos contra 46). No Bonfim, onde está localizada a Basílica do Senhor do Bonfim, palco principal dos festejos que levam o nome do Santo, no mês de janeiro, também já tem 46 casos, empatado com Plataforma – a localidade só está atrás da Pituba (88) e Brotas (64) em registros positivos do novo coronavírus em Salvador.

Nos dados divulgados pela pasta, também chama a atenção a quantidade de casos no bairro da Liberdade, que possui forte comércio popular e onde vivem, conforme dados do ‘Censo Demográfico 2010’ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 41 mil pessoas. Na localidade, de acordo com a SMS, são 38 casos registrados até a sexta-feira passada.

No último dia antes do início das medidas de restrição, a principal rua do bairro, a Estrada da Liberdade, o movimento foi intenso, mesmo com o dia de chuva na capital baiana. “Hoje foi bem complicado transitar pela rua para comprar no mercado. Parece que vai ser o fim do mundo! Muita gente na rua hoje. Na Liberdade, já existe uma ‘cultura’ de subir e descer”, afirmou servidora pública, Daiana Oliveira. Ela, que também é professora de artes, se mostrou a favor da medida da Prefeitura.

“Acredito que nesse momento é válido e de extrema urgência aqui no bairro da Liberdade, pois irá inibir aglomerações na rua e ser uma tentativa de diminuir os casos que estão crescendo. Aqui, no início da pandemia você presenciava as pessoas sem máscaras e depois de quase um mês e meio o pessoal ficou com medo por conta do aumento dos casos em outros bairros. Porém, existe muita resistência ainda da população”, afirmou ela.

RESTRIÇÕES

A partir de hoje, no Bonfim, Liberdade e Lobato – além de Plataforma – o comércio formal e informal deve permanecer fechado, até o próximo dia 26 de maio, com exceção de supermercados, farmácias, agências bancárias, lotéricas, estabelecimentos que fazem delivery, cartórios, repartições públicas, clinicas veterinárias, serviços de imagem e radiologia, atendimento de tratamento contínuo (oncologia, hemoterapia, hemodiálise) e laboratórios de análise clínica. Nesses bairros com medidas regionalizadas, a Prefeitura vai realizar, entre outros, testes rápidos para detectar pessoas com a Covid-19, distribuição de máscaras e entrega de cestas básicas a ambulantes e feirantes. As informações são do jornal Tribuna da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.