Biden desiste de reeleição nos EUA após pressão e anuncia apoio a Kamala Harris

biden

Joe Biden desistiu de disputar eleição com Trump nos EUA. O presidente dos Estados Unidos publicou ontem uma carta nas redes sociais comunicando que não irá mais concorrer à reeleição.

A pouco mais de três meses da votação, Biden acabou cedendo às pressões do Partido Democrata e de financiadores de campanha, que começaram após ele ter tido um desempenho ruim no debate realizado no fim de junho com Donald Trump. O anúncio vem em um momento em que as pesquisas de intenção de voto colocavam o presidente atrás de Trump em estados-chave como Pensilvânia, Wisconsin e Michigan, tornando mais remotas suas chances de vitória. Na mesma carta, Biden indica apoiar a candidatura da vice-presidente, Kamala Harris. Leia mais.

Kamala Harris anunciou que quer ser a candidata do Partido Democrata. Duas horas depois de Biden anunciar ter desistido da candidatura à reeleição, a vice-presidente enviou um comunicado à imprensa fazendo agradecimentos e elogios a Joe Biden e declarando que pretende concorrer. “Estou honrada em ter o endosso do Presidente e minha intenção é ganhar e vencer esta nomeação”. Após a desistência de Biden, a plataforma de arrecadação de fundos para a campanha do Partido Democrata arrecadou US$ 46,7 milhões. Apesar dos apoios a Kamala, a definição oficial de quem vai concorrer pelo lado democrata deve acontecer na convenção do partido, entre 19 e 21 de agosto.

Apesar de ter desistido de concorrer à reeleição, o porta-voz da Casa Branca declarou na noite de ontem que o presidente concluirá o mandato e passará a faixa para o seu sucessor no dia 20 de janeiro de 2025. Andrew Bates disse que Biden ainda tem planos para os meses finais de seu mandato, como “continuar a reduzir custos, criar empregos e proteger a Segurança Social” do país. A declaração da Casa Branca foi feita em resposta a pedidos públicos de políticos republicanos para que o presidente renunciasse após ter desistido da corrida eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *