Augusto Vasconcelos defende acesso à escola em tempo integral

vasconça

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) usou seu momento na tribuna popular da sessão ordinária da Câmara de Salvador para falar sobre o II Seminário Nacional da Educação Integral, realizado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Augusto, que também é professor universitário, recebeu o convite do reitor da instituição, Paulo Cesar Miguez de Oliveira, para participar do evento.

“O reitor Paulo Miguez faz um retrospecto histórico da importância educação integral, desde os anos 30 com Anísio Teixeira, passando por Darcy Ribeiro, Paulo Freire, entre outros intelectuais históricos que conceberam a ideia de que nós não podemos admitir dois tipos de educação: uma educação para o pobre e outra para a elite. Ao contrário, precisamos assegurar uma educação humanista que valorize a ciência e a cultura”, pontou durante a sessão do dia 28 de agosto.

O evento gratuito acontece de 4 a 6 de setembro e terá a emissão de certificados para os participantes. Durante o seminário, também será lançada a Campanha Nacional pela Educação Integral. Além de expressar sua gratidão pelo convite, Augusto ressaltou a importância da educação, uma das principais bandeiras defendidas por seu mandato.

“Infelizmente no Brasil ainda há projetos de lei, visões distorcidas da educação que tentam colocar em confronto a educação profissionalizante contra a educação de formação mais ampla. Os filhos das elites, os filhos dos pobres, têm que ter acesso a uma educação mais global, de visão profissional, mas com marcas profundas em valores de emancipação da sociedade.”, destacou ele.

O II Seminário Nacional da Educação Integral acontecerá na Universidade Federal da Bahia, no bairro do Canela, em Salvador (BA), com mesas temáticas distribuídas entre o Palácio da Reitoria (Salão Nobre) e a Escola de Teatro (Teatro Martim Gonçalves). As inscrições estão abertas no site do evento até dia 04 de setembro. Para se inscrever, acesse: http://www.educacaointegral.ufba.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *