ACM Neto vence no 1º turno, sugundo pesquisa da Genial/Quaest

neto

A pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje aponta que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) venceria o pleito para governador da Bahia no 1º turno, com 66% dos votos em simulação das eleições deste ano. Com a margem de erro de 2,9 pontos percentuais, todos os outros 3 candidatos empatam tecnicamente em 2º lugar.

Para que um candidato vença a eleição em primeiro turno, ele precisa ter mais votos que todos os demais candidatos somados. É o caso de ACM Neto, segundo aponta a pesquisa Genial/Quaest.

O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), tem 5%; o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), tem 4%; e o investigador da Polícia Civil Kleber Rosa (PSOL), tem 2%.

Apoiado pelo atual governador, Rui Costa (PT), Jerônimo Rodrigues surgiu como pré-candidato do PT depois que o senador Jaques Wagner informou que não deseja se candidatar ao governo. O partido governa a Bahia desde 2007 (2 mandatos de Jaques Wagner e outros 2 mandatos com Rui Costa).

O instituto ouviu 1.140 moradores da Bahia, entre os dias 16 a 19 de março, em entrevistas realizadas pessoalmente. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-06141/2022. É a primeira pesquisa do Quaest sobre o governo da Bahia neste ano.

Cenário 1:
ACM Neto (União Brasil): 66%
João Roma (Republicanos): 5%
Jerônimo Rodrigues (PT): 4%
Kleber Rosa (PSOL): 2%
Brancos e nulos: 14%
Não sabe ou não respondeu: 9%

Cenário 2:
ACM Neto (União Brasil): 69%
Jerônimo Rodrigues (PT): 6%
Kleber Rosa (PSOL): 3%
Brancos e nulos: 15%
Não sabe ou não respondeu: 7%

Veja os cenários de segundo turno:

Cenário 1:

ACM Neto (União Brasil): 72%
Jerônimo Rodrigues (PT): 10%
Brancos e nulos: 12%
Não sabe ou não respondeu: 5%

Cenário 2:
ACM Neto (União Brasil): 72%
João Roma (Republicanos): 10%
Brancos e nulos: 12%
Não sabe ou não respondeu: 6%

UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *