Vacinação contra gripe tem movimento intenso nesta terça

Foto: Igor Santos/PMS

 

 

Após a abertura para o público geral a partir de seis meses de idade, a campanha de vacinação contra a gripe tem registrado alta procura pelos cidadãos em Salvador. No Multicentro Amaralina, durante a manhã desta terça-feira (8), o movimento era bastante intenso, com mais de 500 doses aplicadas no período.

Maria Isabel Boaventura foi uma das presentes na fila. Aos 58 anos, a pensionista já havia tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Acho que a vacina da gripe com certeza vai reforçar minha imunidade. Achei ótima a ampliação do público”.

A servidora pública Valéria Albuquerque, de 54 anos, já esperava ansiosa pela liberação da vacina para demais idades.  “Com a imunização da gripe a gente já descarta alguns sintomas, já se previne de outra doença”.

O arquiteto Leonardo Sampaio tem 29 anos e estava procurando a vacina há algum tempo na rede privada, com o objetivo de se cuidar. “Quando surgiu essa oportunidade, eu vim o quanto antes para ajudar a minha imunidade, criando um reforço, até porque o tempo está mais frio e precisamos nos cuidar”.

Desde ontem (5), os cidadãos podem se dirigir a um dos 107 postos fixos ou ao drive-thru instalado no Shopping Barra, sempre das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. A abertura da estratégia para o público em geral acontece após recomendação do Ministério da Saúde devido à baixa adesão à campanha de vacinação registrada em todo o país. Até o momento, pouco mais de 316 mil indivíduos foram imunizados na capital baiana, o que corresponde a 32% do público eletivo residente no município estimado no início da estratégia.

A subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos, lembra que a campanha contra a gripe está em curso desde o mês de abril e é de suma importância para que a população não baixe a guarda para os vírus Influenza A e B, que têm capacidade de gerar óbitos e complicações. “Além disso, nós precisamos estar vacinados para ter esse enfrentamento nos meses de inverno, pois os vírus costumam ter uma circulação maior neste período”, completa.

Doiane Lemos destaca ainda que as pessoas devem obedecer a um intervalo de 14 dias entre os imunizantes da gripe e Covid-19. “Após esse período, é possível se dirigir aos postos e receber a dose da vacina”, finalizou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *