Foto: Romildo de Jesus
A próxima sexta-feira, 24 de julho, certamente está sendo um dia aguardado ansiosamente, tanto para os clientes, quanto para os empresários do setor, por conta da reabertura dos shoppings centers, em Salvador. Os espaços fazem parte, assim como outras atividades econômicas, da Fase 1 do protocolo montado pela Prefeitura e pelo Governo do Estado de retomada das operações, que ficaram suspensas por quatro meses, em virtude da pandemia de Covid-19. O prejuízo estimado, ao longo deste tempo sem funcionar, é de R$ 3 bilhões.
Os shoppings Salvador e Salvador Norte, do grupo JCPM, adotaram mais de 50 medidas operacionais, com o intuito de seguir as melhores práticas de prevenção. Um deles é instalaram sensores que liberam o cartão de estacionamento sem a necessidade de toque. Já as vagas dos estacionamentos foram sinalizadas respeitando o distanciamento e está sendo realizada a desinfecção total dos cartões de estacionamento.
No Barra, o acesso às lojas será restrito; nos elevadores haverá também um limite do número de pessoas; nas escadas rolantes será necessário respeitar a distância de três degraus entre uma pessoa e outra; assim como no mall ou na fila dos caixas, haverá uma sinalização no piso para o fluxo de ida e vinda, mantendo o distanciamento mínimo estipulado; entre outras medidas.
Nas cancelas do estacionamento serão emitidas mensagens educativas sobre prevenção à Covid-19. Vale lembrar ainda, que neste primeiro momento, a Praça de Alimentação e os restaurantes estarão atendendo apenas pedidos com entrega por delivery e take away (quando o consumidor retira a comida na bancada). No Itaigara, para atender às exigências de reabertura estabelecidas e preservar a segurança de visitantes, lojistas e colaboradores, o centro de compras desenvolveu uma série de intervenções nos seus espaços físicos, que vão vigorar por tempo indeterminado.
“Desde a comunicação visual, com mensagens educativas e orientacionais, até a intensificação da limpeza e ações de prevenção, como o uso do álcool 70% e a medição de temperatura na entrada, serão colocados em prática todos os dias, para atender às necessidades desse novo momento e deixar os nossos visitantes tranquilos”, ressaltou Gilson da Hora, gerente de Marketing do shopping.
RIGIDEZ
No Shopping da Bahia, um dos mais movimentados da cidade, serão adotados critérios rigorosos na reabertura. Em todas as lojas, haverá informação nas vitrines sobre a quantidade máxima de clientes por loja e os estacionamentos serão adaptados para funcionar com 50% de sua capacidade. Além disso, os tíquetes serão emitidos sem contato físico e o pagamento da taxa poderá ser feito através do celular no site shoppingdabahia.com.br. Os elevadores também terão capacidade reduzida para 30%.
Já o Shopping Bela Vista adotou aquela que talvez seja a principal novidade entre os centros de compras de Salvador: a importação da tecnologia da Alemanha que emite raios UVs nos corrimãos das escadas rolantes, o que impede a propagação não só do coronavírus, mas de qualquer tipo de vírus, de maneira eficiente. O investimento na engenharia foi de R$ 300 mil.
O Dispositivo Ultra UV para corrimão irradia luz ultravioleta com ação germicida e esterilizadora a uma curta distância do corrimão, agindo diretamente no material genético de bactérias e vírus, inclusive da Covid-19, oferecendo uma desinfecção segura, rápida e mais agradável ao usuário, sem vestígios dos convencionais produtos de limpeza. No Shopping Paralela, foi realizado treinamento com toda a equipe sobre os protocolos de atendimento, limpeza e higienização para segurança de colaboradores e clientes. E será reforçada a limpeza de todos os pontos de contato do cliente e instalados adesivos sinalizando e orientando sobre o distanciamento social. As informações são do jornal Tribuna da Bahia.