“Redes sociais são a nova esfera pública e devem ser reguladas”, diz professor

midias

O professor de Comunicação e Tecnologia, André Lemos, defendeu a regulação das redes sociais em comentário feito na Rádio Metropole nesta segunda-feira (13). Segundo o comentarista da rádio, a medida evitaria eventos ilegais, como o ocorrido em 8 de janeiro no Brasil.

“As redes socias são a nova esfera pública e, por isso, devem ser responsabilizadas e reguladas, como são os meios de massa e as concessões públicas”, afirmou Lemos. “Não cabe a uma empresa privada dizer o que as pessoas em um país podem ou não falar”, continuou.

De acordo com o professor, “no mundo, eventos perturbadores foram produzidos pela ação de pessoas e sistemas algorítmicos, muitas vezes tirando proveito da forma de funcionamento dessas plataformas”, como os atos antidemocráticos praticados por bolsonaristas. “Se fosse regulado, poderia ser evitado o 8 de janeiro”, avaliou.

Lemos conclui que, apesar das plataformas terem resistido em assumir responsabilidade, hoje “indicam links corretos” limitam o número de participantes em grupos, contêm o reenvio de mensagens, retiram alguns conteúdos extremos… “Então elas reconhecem que são parte desse problema e que devem ser, de alguma forma, responsabilizadas”.

Metro 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *