Reabertura da Fafen está encaminhada

                                                                             Foto: Fernando Amorim

 

A reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) ficou mais perto de ocorrer depois de assinatura de protocolo de intenções pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

A unidade baiana da Fafen, situada em Camaçari, região metropolitana de Salvador, foi arrendada pela empresa Proquigel: com investimento de R$ 95 milhões e previsão de geração de mil vagas na manutenção preliminar e 320 empregos diretos, a fábrica deve voltar a operar no início de 2021.

Está prevista a fabricação de amônia, ureia e dióxido de carbono, com capacidade de produção perto de 3,4 mil toneladas por dia, de acordo com projeção divulgada pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).

Parte da petroquímica Unigel, a Proquigel arrendou também a Fafen em Sergipe, mas a hibernação da indústria revelou-se péssimo negócio para todos, desde os investidores aos trabalhadores afastados.

– Todo o fertilizante hidrogenado vem sendo importado, mas o projeto de reativação vem sendo planejado para as duas unidades, na Bahia e em Sergipe – disse o diretor de relações institucionais da Unigel, Roberto Fiamenghi.

A alegação para a paralisação das atividades da Fafen está relacionada ao preço do gás natural, em elevação, tornando a fábrica deficitária, mas o protocolo de intenções firmado prevê melhores condições de mercado.

A mudança no mercado baiano produziu novo fôlego à cadeia da indústria de gás natural, permitindo aos usuários do serviço de gás canalizado negociar seu suprimento no mercado desde que tenha consumo maior ou igual a 300 milímetros cúbicos por mês. As informações são do jornal A Tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *