Quem é a chinesa que irá produzir elétricos na Bahia?

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A montadora chinesa BYD anunciou nesta terça a instalação de um complexo industrial para a produção de veículos elétricos em Camaçari (a 50 km de Salvador). O investimento será de R$ 3 bilhões.

A cidade é a mesma onde havia até janeiro de 2021 o antigo complexo industrial da Ford, mas as montadoras ainda negociam o parque fabril. O evento teve até dança dos executivos chineses durante apresentação dos grupos Olodum, Ilê Aiyê, Didá e Afrocidade.

Serão três fábricas:

– Uma para produzir carros elétricos e híbridos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades.

– Outra para produzir chassis para ônibus e caminhões elétricos.

– A terceira será para o processamento de lítio e ferro fosfato e atenderá ao mercado externo, usando a estrutura portuária da Bahia.

O pacote de benefícios fiscais oferecido pelo governo da Bahia à montadora chinesa inclui uma redução de 95% do ICMS. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) também disse que ficarão isentos de IPVA carros elétricos com valor até R$ 300 mil produzidos na Bahia.

A MONTADORA

A BYD concorre com a Tesla no posto de maior fabricante de veículos elétricos no mundo. Entre seus investidores está a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett.

Na China, ela foi responsável por 38% das vendas de carros de “nova energia”, categoria que também inclui os híbridos, de janeiro a maio deste ano.

A BYD entregou 900 mil carros no período, enquanto a Tesla, vice-líder do mercado no país, vendeu cerca de 200 mil.

O compacto elétrico Dolphin deverá ser o primeiro automóvel elétrico fabricado no Brasil pela marca chinesa.

Por enquanto importado, o modelo foi lançado no país dia 28 de junho por a partir de R$ 149,8 mil. Em quatro dias, foram 771 unidades vendidas, segundo a montadora.

Artur Búrigo/Folhapress

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