Prefeitura reforçará estruturas para atendimento de casos de Covid-19

griparios

A rede de saúde de Salvador será reforçada com a abertura de novas estruturas para atender à população que necessitar de atendimentos de urgência. Durante a inauguração do Cras Nordeste/Lucaia, nesta sexta-feira (14), o prefeito Bruno Reis anunciou a transformação das Unidades de Saúde da Família (USFs) IAPI, Pirajá, Imbuí e Itapuã em “mini-UPAs”, além da reabertura do gripário Santo Inácio/Pirajá na próxima quinta (20).

“O Ministério da Saúde diz que é necessário uma UPA para cada 300 mil habitantes. A nossa cidade tem dez unidades municipais, mais outras três do Estado, além de cinco PAs (pronto-atendimentos), quatro gripários e, agora, mais quatro unidades que irão virar mini-Upas, totalizando 26 unidades. Ou seja, temos estrutura suficiente para atender à demanda e vazão numa condição normal. Mas, hoje, estamos vivendo uma situação excepcional”, destacou o prefeito.

Ele ressaltou que a maioria dos pacientes à procura das unidades de pronto-atendimento da cidade, atualmente, sofre de problemas vasculares, AVC, infarto e câncer. O aumento desse fluxo, de acordo com Bruno Reis, é fruto de uma demanda reprimida causada pela pandemia.

Além disso, a capital baiana tem assistido, ainda, a uma grande quantidade de pessoas vindas de outras cidades. “Hoje, 78% dos leitos de UTI e enfermaria estão ocupados por pacientes do interior. Nunca fizemos essa distinção. São todos irmãos nossos, baianos, e que têm direito de lutar por suas vidas”, salientou Bruno Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *