A Prefeitura de Salvador apresentou nesta quinta-feira (14) as atrações do Arraiá da Prefs 2026, programação de São João que acontece entre os dias 4 e 23 de junho, entre a Rua Chile e a Praça Municipal. Serão 12 dias de eventos gratuitos, reunindo música, cultura, economia criativa, gastronomia e manifestações tradicionais do período junino em pleno Centro Histórico da capital baiana.
Após o sucesso da edição 2025, o Arraiá da Prefs terá neste ano mais dias e uma programação maior. Realizado através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), o evento vai trazer apresentações musicais, cortejos performáticos, quadrilhas juninas, samba junino, aulas de forró, feira de economia criativa, espaços instagramáveis e atrações para toda a família.
Além disso, como o período da festa coincide com o da Copa do Mundo, haverá telões no Centro Histórico e em quatro bairros de Salvador para que o público acompanhe os jogos da Seleção Brasileira, com direito também a atrações musicais.
Durante a apresentação, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que o Arraiá da Prefs fortalece o legado que a gestão municipal tem construído no Centro Histórico da cidade. “Estamos valorizando e fazendo com que as pessoas retornem ao Centro, graças a esses eventos e a um conjunto de intervenções que a Prefeitura realizou, além dos estímulos e incentivos fiscais que a iniciativa privada tem para investir hoje nesta região. Estamos vendo a grande transformação que está ocorrendo aqui”, apontou o gestor.
O chefe do Executivo municipal explicou ainda a decisão de estender a programação junina na cidade, em relação ao ano passado. “A Prefeitura vai ampliar a programação; ano passado fizemos um pré-São João, um São João antecipado. Esse ano, tomamos a decisão de ampliar o nosso São João, levando até o dia 23 de junho, que é o período de celebração muito forte no interior e agora também passa a ganhar força e projeção na capital”, disse.
De acordo com o prefeito, o investimento será de aproximadamente R$ 3,5 milhões, com recursos provenientes de patrocínios. “Praticamente toda a conta será paga pelo setor privado; não só as atrações, mas as estruturas que serão montadas. São pelo menos seis grandes patrocinadores, a quem eu quero agradecer. Então, praticamente não vai ter um real de dinheiro público”, completou Bruno Reis.
A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, reforçou a consolidação do evento no calendário cultural da cidade. “O Arraiá da Prefs nasceu com o propósito de valorizar as nossas tradições e movimentar o Centro Histórico através da cultura popular. O sucesso da edição passada mostrou a força dessa proposta e o quanto o público abraçou a festa. Em 2026, voltamos ainda maiores”, afirmou.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Alexandre Reis, enfatizou a importância da festa para o fortalecimento do Centro Histórico: “O Arraiá da Prefs chega à sua edição de 2026 consolidado como um dos grandes eventos juninos da cidade e como uma importante estratégia de valorização da cultura nordestina no Centro Histórico. Estamos falando de uma programação gratuita, diversa e acessível, em um dos espaços mais simbólicos de Salvador”.