Prefeitura e Osid anunciam programação da Festa de Santa Dulce

prefeito

A Prefeitura de Salvador e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) anunciaram nesta sexta-feira (26) a programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres, que será realizada ao longo do mês dedicado à religiosa, em agosto. As atividades serão realizadas entre os dias 1º e 13 de agosto, quando é celebrado o Dia de Santa Dulce dos Pobres, e incluem apresentação diária de peças teatrais, exibição de filme da primeira santa brasileira, procissão, atrações musicais e quermesse.

A apresentação da programação foi feita pelo prefeito Bruno Reis e pela superintendente da Osid, Maria Rita Pontes – sobrinha de Irmã Dulce -, com a participação da vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, do presidente da Saltur, Isaac Edington, além de outros integrantes da gestão municipal e da instituição fundada pela freira baiana em 1959.

Antes da coletiva de imprensa, realizada na sede da Osid, no bairro de Roma, eles participaram de uma missa no Santuário Santa Dulce. A celebração integra as homenagens pelo aniversário natalício de Irmã Dulce. A data marca ainda o aniversário de fundação da instituição do Anjo Bom do Brasil, já que em 26 de maio de 1959, Santa Dulce fundou oficialmente a Osid – entidade que abriga hoje um dos maiores complexos de Saúde do país com atendimento 100% gratuito, além de acolher mais de 3 milhões de pessoas por ano.

Durante seu discurso, o prefeito destacou a relevância da religiosa e a necessidade de apresentar sua obra a baianos e turistas. “O mês de agosto foi escolhido para celebrar Santa Dulce e, em parceria com a Osid,  a Prefeitura vai realizar uma série de atividades para celebrar essa data, enaltecendo estas obras, buscando atrair pessoas da Bahia, do Brasil e até do mundo, para que possam vir à nossa cidade celebrar a primeiramente brasileira. Assim, estimulamos cada vez mais o turismo religioso, que é mais um vetor dentro da área econômica na estratégia, buscando gerar emprego e renda para nossa população”, salientou. 

O “Mês de Santa Dulce” será aberto no dia 1º com uma missa para colaboradores, pela manhã, e com uma abertura oficial para autoridades e convidados, à noite. O santuário terá três celebrações durante todos os dias. Além de celebrar a Santa, possibilitando que os fiéis possam expressar sua devoção, a programação visa potencializar o turismo religioso em Salvador, atraindo visitantes que desejam conhecer mais sobre a história de Irmã Dulce e sua obra social.

O turismo religioso visa contribuir para a valorização da cultura e das tradições locais, a preservação do patrimônio histórico e a geração de emprego e renda para a população. Deste modo, a proposta é que o Mês de Santa Dulce seja um período de peregrinação, envolvendo atividades religiosas e de entretenimento relacionadas à fé católica.

Gestora das obras sociais e sobrinha da religiosa, Maria Rita destaca que a partir de agora, com o anúncio, Santa Dulce passa a ter uma celebração à altura de sua magnitude. “Era um sonho antigo nosso que agora vamos realizar, com o apoio da Prefeitura. E logo no dia do aniversário dela, que não gostava de presentes, mas sempre pedia para que as pessoas doassem para os mais pobres. Tenho certeza de que será muito especial”, afirma.

O diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, ressaltou que a iniciativa vai vai impulsionar ainda mais o turismo religioso na cidade, gerando emprego e renda para os cidadãos. “Hoje vivemos um grande momento em relação ao turismo religioso de Salvador, com o lançamento do mês de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira. Salvador respira religião, com suas 372 igrejas, e tenho a convicção que, com essa importante programação, peregrinos do Brasil e de todo o mundo virão venerar a Santa Dulce dos Pobres”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *