Preços de presentes para Dia dos Pais sobe o dobro da inflação

varejo

Levantamento feito pela Fecomércio-BA aponta que o preço médio da cesta de produtos para o Dia dos Pais em 2023 está 6,7% mais alto em comparação com o ano anterior. O aumento equivale a mais que o dobro da inflação geral registrada na região metropolitana de Salvador (3%) no mesmo período (últimos 12 meses).

A alta é puxada por artigos do vestuário e calçados. De 15 itens mensurados, dez estão com o reajuste anual. Destaque para sapato masculino, com incremento de 16,8%, maior variação em um ano. Seguindo ainda nesse segmento, tênis apresenta alta de 12,2%, bermuda quase 9% e, sandália, 7,9%.

O ticket médio de um presente para os pais custa entre R$ 150 e R$ 180, apurou a reportagem de A TARDE.

A Fecomércio-BA é ligada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A pesquisa realizada tem como base dados do IPCA-15, medido Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outras elevações foram nas áreas de perfumaria (13,3%), itens para barba (12,9%) e cabelo (11,2%).

No sentido contrário, contudo, no setor de eletroeletrônico os preços deram uma arrefecida. Em 12 meses, os televisores, por exemplo, recuaram em média 17,9%, e o preço de computador pessoal retraiu 8,52%.

De acordo com o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, apesar da inflação pouco mais elevada do Dia dos Pais, vale a pena o consumidor pesquisar.

Ele explica que o aumento do setor é ainda carregado do aumento de custos registrado em 2022, haja vista que “nesse cenário do acumulado de 12 meses você ainda tem o ano anterior, com aumento do algodão, derivados de petróleo, e daí alguns tecidos, malhas, enfim”.

Quanto à redução do índice de inflação, ele destaca a queda nos preços de alguns alimentos, sobretudo dos combustíveis.

“Se você pega os produtos mais específicos do Dia dos Pais, percebe-se um crescimento mais elevado, e isso impacta, sim, no aumento de preços para o consumidor. Por outro lado, precebe-se uma condição muito mais favorável para as famílias este ano, com aumento do emprego, uma folga no orçamento a partir da queda de preços de alguns alimentos, e combustíveis”.

“E isso cria margem, mesmo com aumento do vestuário, para que o consumidor consiga manter um consumo ou aumentar em relação ao ano passado “.

Dietze pontua que a área de vestuário abrange uma gama de setores, como calçados, roupas, moda praia, moda trabalho. E fala que esse é um comércio é muito concorrido.

“A concorrência é tão grande, que vale a pena pesquisar. A dica de sempre é pesquisar, ver se encontra um produto e se aquele pagamento cabe no bolso, sem apertar o orçamento. E assim agradar o pai, e ainda ajudar o comércio.”

“A situação econômica das famílias está bem melhor que no ano passado. Há uma folga importante na renda, deflação de alimentos em junho e julho, diminuição dos combustíveis. Há um aumento significativo da renda e isso traz um estímulo igualmente importante para o consumo, nem que não seja necessariamente para agora”.

Presidente da Associação de Lojistas do Salvador Shopping, o empresário Humberto Paiva diz que espera um aumento de 4% no faturamento com as vendas do Dia dos Pais. Segundo Paiva, com exceção de alguns setores, o primeiro semestre não foi bom. No vestuário (roupas e calçados), ele fala em uma queda de 15%.

Ainda segundo o empresário, o preço alto vem do fabricante e é preciso repassar. Mas, de acordo com ele, são “os mesmos de 2022”.

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