Para 50% dos brasileiros Bolsonaro está pessoalmente envolvido com corrupção, diz estudo

Foto: Reprodução

 

 

Metade da população brasileira (50%) acha que o presidente Jair Bolsonaro está pessoalmente envolvido com algum esquema de corrupção. Os que descartam a possibilidade são 38%, enquanto 12% não souberam responder.

Os números foram captados em pesquisa PoderData realizada de 5 a 7 de julho de 2021 com 2.500 pessoas nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

O levantamento é o 1º sobre o tema feito pela divisão de estudos estatísticos do Poder360. Mediu a percepção dos brasileiros depois das acusações de irregularidades na compra da vacina Covaxin, que têm ganhado forte repercussão na CPI da Covid.

Uma em cada 4 pessoas que votaram em Bolsonaro em 2018 acha que o presidente tem envolvimento com ilegalidades. Saiba mais aqui. A divulgação deste levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

As entrevistas (2.500) foram feitas em 421 municípios em todos os Estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. A pesquisa destaca:

– Por idade – 70% dos que têm de 16 a 24 anos acham que Bolsonaro está envolvido com corrupção; 49% dos que têm de 25 a 44 anos acham que não;

– Por renda – 76% dos que ganham mais de 10 salários mínimos dizem que o presidente está envolvido em algum caso de corrupção.

O combate à corrupção foi uma das principais bandeiras de Bolsonaro à época das eleições em 2018. Essa é uma tecla repetida ainda várias vezes pelo presidente e por integrantes do governo.

Os resultados do PoderData mostram que os bolsonaristas, em sua grande maioria (82%), acham que o presidente não está envolvido com corrupção. Nos que o avaliam mal, 79% têm percepção contrária.

As informações são do site Poder360

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.