Lupi chega hoje para definir se o PDT vai com Bruno Reis ou não

                                                                                     Foto: Divulgação

 

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, desembarca hoje em Salvador com pauta específica, definir se o partido fica com Bruno Reis (DEM), o candidato de ACM Neto a prefeito de Salvador, ou não.

Se o partido topar, indica o vice de Bruno. E aí cria um fato político: se no plano estadual o PDT é aliado do governo, Rui Costa vai aceitar ou reagir? No plano federal partidos como PP e PL são aliados de Bolsonaro lá e dele cá. No municipal também será assim ou não?

O detalhe é que Lupi está empenhado mesmo é em turbinar a candidatura presidencial de Ciro Gomes em 2022, pouco liga para as questões locais. Mas elas existem também cá.

Fala Félix — O deputado federal Félix Mendonça, presidente do PDT na Bahia, disse que a possibilidade de uma aliança com ACM Neto agora não quer dizer atrelamento automático com ACM Neto para 2022.

– Lupi firmou esse compromisso comigo, 2020 é 2020 e 2022 é outra conversa.

E Rui Costa, como fica?

– Espero que ele entenda, como faz com alguns aliados no plano federal. Nós temos uma aliança pelo apoio dado em 2018. Temos um compromisso com a governança, mas também isso não é atrelamento automático.

Em suma, embora o atrelamento entre Bruno Reis e o PDT ainda esteja em fase de namoro, pode dar em noivado a partir de hoje e em casamento logo. E como em todo casamento, o futuro a Deus pertence.

MPF processa União por ações contra mulheres

O Ministério Público Federal ajuizou uma ação contra o presidente Jair Bolsonaro e ministros por falas e ações de desrespeito às mulheres. Desde quando assumiu a presidência, Bolsonaro e integrantes da União fizeram uma série de declarações e atos administrativos contra o público feminino.  Foi determinado que a União estabeleça campanhas de conscientização sobre os direitos das mulheres.

Bacelar fecha com Magno

Quem já está prontinho para anunciar a chapa é o deputado federal João Carlos Bacelar (Podemos). O vice dele será Magno Lavigne, da Rede, e será anunciado nos próximos dias.

Entre os aliados de Rui Costa, o único que ainda aguarda a definição do vice é  Sargento Isidório (Avante). Ele diz que aguarda Rui Costa, que delegou a Jaques Wagner a missão de fazer tais arrumações.

– Sou o primo-pobre, pior com a pandemia.

Ministro na terra mater

Aqui nasceu o Brasil, aqui o turismo renasce é o encontro que acontece quinta no Hotel Solar do Imperador, em Porto Seguro, com o ministro do Turismo, Álvaro Antônio, e os presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, e do BNB. Romildo Rolim.

Com eles, estarão os principais líderes da ABIH, Abav e Abrasel. Detalhe: eles atenderam a um convite dos deputados João Carlos Bacelar, o Jonga (PL), e o estadual Jânio Natal (Podemos).

Fábio Vilas-Boas vê bons sinais de queda na  Covid

O secretário Fábio Vilas-Boas (Saúde) disparou no Twitter que a guerra contra a Covid vem dando sinais positivos na Bahia nos dois principais indicadores da pandemia, o número de mortos e o de ocupação de leitos de UTI, se contabilizados pela data da ocorrência, e não da notificação, percebe-se uma queda expressiva. Será isso que anima o governo a flexibilizar áreas como  transporte público, comércio, bares e restaurantes?

– Eles permitem avançarmos com alguma margem de segurança.

Fábio ressalva, todavia, que a situação ainda requer cautela. ACM Neto, por exemplo, diz que só vai reavaliar a volta às aulas e abertura de praias daqui a 15 dias. É por aí.

REGISTRO?

Mar revolto

Moradores dos quatro cantos dos mais de 900 quilômetros de praia do litoral baiano, de Siribinha, no Conde, norte do estado, a Nova Viçosa, no extremo sul, são unânimes em dizer que este ano nesta época o mar bate mais forte que os normal. E criaram polêmica nas redes: é o mar que está avançando ou eles que avançaram sobre o mar?

Aniversário

A Associação dos Dirigentes das Empresas Imobiliárias da Bahia (Ademi-BA) comemora os seus 45 anos quinta com uma palestra (17h, na plataforma Zoom) de Mailson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda. Mário Gordilho, conselheiro, estará na mediação.

Exportações

A demanda da China continua a garantir  resultados positivos para as exportações baianas, mesmo em época de  Covid-19. As vendas em julho foram de US$ 652,8 milhões, crescimento de 1% sobre 2019, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI).

Clima dá Ibope

Blogueiros de Vitória da Conquista se dizem intrigados com um fato, o alto índice de interesse que as baixas temperaturas lá causam. Quando sai notícia sobre o assunto, a audiência externa pipoca. As informações são do jornal A Tarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *