Jaques Wagner deve relatar projeto da oposição no Senado

wagner

O senador Jaques Wagner (PT), líder do governo Lula no Senado, está prestes a realizar uma colaboração inesperada com a oposição na Casa nas próximas semanas. Ele é o nome favorito para relatar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada por senadores bolsonaristas, que propõe estabelecer um piso de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para o orçamento do Ministério da Defesa. A informação é do colunista Igor Gadelha, do site “Metrópoles”.

O fato de Wagner ser apontado como relator é bem recebido pelo ministro da Defesa, José Múcio, que se reuniu para um almoço na quinta-feira (23) com o líder do PL no Senado, Carlos Portinho, para discutir a proposta.

Para evitar a percepção de que a PEC é exclusivamente da oposição, foi acordado que o relator será indicado pelo Planalto. Com essa estratégia, o governo daria seu apoio à proposta, embora tenha sido protocolada pelo líder do PL.

Jaques Wagner é reconhecido por sua habilidade em transitar entre diferentes grupos políticos e mantém proximidade com a temática, tendo sido ministro da Defesa durante o governo de Dilma Rousseff.

Na quarta-feira (22), o líder do governo causou desconforto entre petistas e ministros de Lula ao votar a favor da PEC que limita decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal (STF), uma pauta impulsionada por apoiadores do presidente Bolsonaro no Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *