Ofensiva contra o Irã ocorre 6 dias após ataque a Israel. Segundo a mídia estatal iraniana, houve “fortes explosões” perto de uma base militar em Isfahan, onde há instalações nucleares, e drones foram abatidos.
As explosões, afirma o Irã, seriam resultado da ação de defesa aérea. Não há informações sobre ataques com mísseis “até o momento”, segundo um porta-voz do governo. O país sinalizou que não haverá retaliação. A imprensa americana, citando uma autoridade dos EUA, diz que Israel informou Washington do ataque e que seria uma resposta limitada para evitar a escalada do conflito.
O responsável afirmou que os EUA não estão envolvidos na operação. Ela ocorre quase uma semana após o Irã lançar uma ofensiva contra Israel em represália ao bombardeio de seu consulado na Síria. O governo isralense vinha sofrendo pressões dos EUA e aliados para conter sua resposta e evitar uma escalada da violência. O ataque em Isfahan acontece após os EUA, Reino Unido e União Europeia aplicarem novas sanções contra Teerã. A agência oficial de notícias da Síria afirmou que Israel atacou nesta sexta posições de defesa aérea no país.
Uol