Governo da Bahia autoriza retomada do transporte intermunicipal em todo o estado

                                                                              Foto: Romildo de Jesus 

 

O transporte intermunicipal na Bahia foi retomado de forma integral nesta segunda-feira (28) após decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOU) no último sábado (26). A decisão se dá após queda no número de ocupação dos leitos de UTI em virtude da contaminação pela Covid-19. Segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), a autorização se dá mediante cumprimento de protocolos.

Apesar da autorização, Rui Costa destacou a importância de preservar as medidas de segurança necessárias, tais como uso de máscaras, medição de temperatura dos funcionários e passageiros, ocupação de até 50% da capacidade. “Eu, infelizmente, tenho percebido que, com o decréscimo dos números, muita gente vem relaxando. Um mês, dois meses atrás, nós, praticamente, não víamos ninguém na rua sem máscara. Hoje já vemos em algumas cidades da Bahia”, disse.

Segundo o secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, foram liberados os 114 municípios que ainda tinham proibições principalmente na região sul e sudoeste. “O transporte foi autorizado nas regiões sul, extremo sul e parte do sudoeste. Contudo, é necessário o cumprimento das normas tais como o uso de máscara, ocupação de 50% das cadeiras e cada passageiro sentado em poltronas alternadas, além de os terminais rodoviários cumprirem o protocolo de distanciamento social”, alertou.

De acordo com ele, os protocolos são imprescindíveis para a liberação gradativa do serviço até sua totalidade. “Nós avaliamos semanalmente, junto com o secretário da Saúde, como se comporta a disseminação do coronavírus em função da liberação do transporte. Não tendo um impacto negativo, vamos ampliar, inicialmente, para 70% a capacidade, mas isso ainda será no mês de outubro”. No dia 12 de setembro 303 municípios baianos foram autorizados a retomar o transporte coletivo.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), há 306.036 casos confirmados da Covid-19 e 7001 casos ativos. Nas últimas 24 horas foram registrados 850 casos. O número total de óbitos é de 6.599. As informações são do jornal Tribuna da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.