A Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV na Bahia, obteve um resultado bastante positivo nas eleições municipais deste ano, com a eleição de 69 prefeitos na Bahia, superando o partido Avante, que ficou com 60 prefeituras. Como o PSD, do senador Otto Alencar, conquistou 115 prefeituras, a federação desponta como a segunda maior força partidária da Bahia.
“No âmbito da federação, somando as prefeituras conquistadas pelos companheiros do PCdoB e PV, somamos 69 e nos consolidamos como a segunda maior bancada de prefeitos e prefeitas da Bahia. E ainda temos pela frente o segundo turno em Camaçari, com o companheiro Luiz Caetano, que acreditamos sair vitorioso”, afirmou o presidente estadual do PT, Éden Valadares.
O presidente do PCdoB e da federação, Geraldo Galindo, destacou que esta foi a primeira vez que foi realizada uma eleição municipal sob a égide da federação. “Aqui na Bahia a federação teve um desempenho positivo, e isso foi a primeira experiência de eleição municipal”, disse o dirigente, ao afirmar que “foi um resultado expressivo e com tendência de crescimento para batalha eleitoral seguinte, em 2026, o que é uma vitória política do campo da esquerda aqui na Bahia”.