Ex-diretor da Globo detona Silvio Santos: “Santo só no sobrenome. O Baú da Felicidade era uma picaretagem”

ss

A morte de Silvio Santos, no último sábado (17), rendeu uma série de homenagens nacionais e internacionais ao comunicador e empresário. Mas, também houve quem criticasse o dono do SBT. O caso do ex-diretor da Globo, Luis Erlanger, que usou as redes sociais para fazer uma postagem onde diz: “Um dos ícones da nossa TV. Mas santo só no sobrenome”. Valendo lembrar que o sobrenome não era de batismo, mas artístico.

“No Brasil, morrer vem com anistia automática. E bajulação. É indiscutível que Silvio Santos está no topo na história da nossa televisão. No seu gênero (prefiro o Chacrinha), o maior apresentador de programa de auditório”, escreveu Erlanger. E continuou: “O Baú da Felicidade -que ganhou de presente- era uma picaretagem. Lançou a Tele Sena, um modelo de aposta proibido disfarçado de título de capitalização. Sem lastro”.

Na publicação, o ex-diretor da Central Globo de Jornalismo disse ainda: “Só não foi candidato à presidência da República porque foi considerado inelegível. Apoiou todos os presidentes e se dizia ‘office boy de luxo do governo’. De qualquer governo. Como outros magnatas da Comunicação -como Roberto Marinho- apoiou o golpe militar. Mas foi além. Ele mesmo admitia que ganhou o canal de TV do general-ditador Figueiredo. Nos intervalos, exibia campanhas com o slogan do regime militar ‘Brasil, ame-o ou deixe-o'”.

“No governo Bolsonaro, voltou com A Semana do Presidente, exibido na ditadura. Tirou um prêmio musical de uma candidata negra, contrariando a escolha do auditório. Em 2010, descobriu-se que seu banco Panamericano fez operações fraudulentas de R$ 4,3 bi, o maior escândalo financeiro da década. Não perdeu patrimônio, muito menos a concessão pública do SBT”, continua a lista.

E conclui: “Furtou o projeto original do BBB e batizou de Casa dos Artistas. Ninguém se recorda da covardia contra Zé Celso e o Teatro Oficina? Enfim, um dos ícones da nossa TV. Mas santo só no sobrenome”.

A postagem dividiu opiniões. A atriz e escritora Elisa Lucinda, por exemplo, a descreveu como: “Sincera e corajosa”. Já o ator Charles Daves comentou: “Que postagem desrespeitosa! Quer você queira ou não, Silvio Santos é o grande comunicador da televisão brasileira, ainda que você preferisse Chacrinha falando em cima dos musicais!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *