Em conversa com Maduro, Lula diz que América Latina é “região de paz”

madurolula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã deste sábado (9), um ligação do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Em uma conversa sobre a disputa do território de Essequibo, que pertence a Guiana e vem sendo reinvindicada pela nação bolivariana, Lula reforçou o diálogo e as resoluções diplomáticas em lugar do conflito armado.

“O presidente Lula transmitiu a crescente preocupação dos países da América do Sul sobre a questão do Essequibo. Expôs os termos da declaração sobre o assunto aprovada na Cúpula do Mercosul e assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. Recordou a longa tradição de diálogo na América Latina e que somos uma região de paz”, afirmou a assessoria do Palácio do Planalto em nota oficial.

Lula pediu ainda que Maduro dialogue sobre a questão e sugeriu que o presidente da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Ralph Gonsalves, seja o intermediador sobre o assunto. O Brasil também se mostrou a disposição para apoiar a resolução diplomática e pediu que não existam ações que agravem ainda mais a situação.

Na última sexta-feira (8), o assunto foi pauta do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no qual os Estados Unidos anunciaram exercícios militares conjuntos com a Guiana na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *