Dívida cai e investimentos em saúde aumentam nos primeiros meses de 2026, aponta Relatório de Gestão Fiscal

sefaz

Os números do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do 1º quadrimestre, apresentado nesta quarta-feira (27) na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara de Vereadores, apontam que a Prefeitura de Salvador reduziu a dívida, fortaleceu o caixa e, ao mesmo tempo, ampliou os recursos destinados à saúde.

A dívida consolidada do município apresentou redução de R$ 180 milhões em comparação a dezembro de 2025, o equivalente a uma queda de 4,5%. O resultado reflete o esforço contínuo da Prefeitura para manter a sustentabilidade fiscal e ampliar a capacidade de investimento da cidade. Essa redução tem relação direta com as amortizações das operações de crédito externas, que registraram queda de 8,5%.

O relatório aponta ainda que, mesmo com a queda das transferências do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura ampliou os investimentos realizados na saúde. Nos primeiros quatro meses do ano, aplicou 22,5% das receitas provenientes de arrecadação no setor, percentual bem acima do mínimo constitucional de 15%. O montante representa R$ 616 milhões aplicados, sendo R$ 205 milhões acima do valor mínimo exigido por lei. No mesmo período do ano passado, o índice foi de 20%, demonstrando crescimento do investimento no setor em 2026.

“Salvador tem feito um esforço consistente para garantir que a população continue recebendo atendimento de qualidade, mesmo diante da redução de repasses da União. Temos ampliado o investimento com recursos próprios porque entendemos que cuidar da saúde do cidadão soteropolitano é prioridade absoluta da gestão. Esse equilíbrio entre responsabilidade fiscal e compromisso social é o que permite à cidade avançar com segurança”, afirmou a secretária da Fazenda, Giovanna Victer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *