O líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), prometeu apoiar a volta do financiamento para sindicatos na reunião em que tentou atrair o PT para sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados, relataram participantes do encontro.
O gesto deixou ressabiada uma ala que já havia decidido que a melhor opção para o PT era Hugo Motta (Republicanos-PB).
Um deputado brincou que Elmar ficou dois meses sem falar com o partido, mas chegou engajado a convencer todos os petistas de que seu nome era o melhor para eles.
Como mostrou o Painel, na reunião com a bancada do PT o líder do União Brasil acenou com apoio à reeleição de Lula em 2026.
Também em tentativa de convencer os petistas a embarcar em sua candidatura, o líder do União Brasil advertiu para o risco de o PL ocupar a vice-presidência na Câmara e no Senado —o primeiro vice-presidente da Câmara acumula também a primeira vice-presidência do Congresso.
Ainda na reunião, um gesto do líder do União Brasil causou curiosidade entre os presentes. Elmar pediu para gravar o encontro, o que surpreendeu petistas, que ficaram sem entender o porquê da medida.
Danielle Brant e Ranier Bragon/Folhapress