China anuncia tarifas de 34% contra os EUA, e mercados afundam ainda mais

mercado

A China anunciou hoje uma tarifa de 34% sobre todos os produtos importados dos EUA. Segundo o Ministério do Comércio, a taxa entrará em vigor a partir da próxima quinta.

A medida é uma retaliação à tarifa, também de 34%, contra o país anunciada por Donald Trump anteontem. A tarifa americana se soma à de 20% imposta anteriormente, o que eleva a taxação sobre produtos chineses nos EUA a pelo menos 54%. Ontem, o governo chinês chamou a iniciativa americana de “uma típica ação de intimidação unilateral”. O país também imporá controles às exportações de terras raras aos EUA e afirmou que contestará a política comercial americana na OMC.

A taxação das importações dos EUA devem beneficiar produtos brasileiros que concorrem com similares americanos no mercado chinês, caso, por exemplo, da soja. O anúncio chinês de tarifas de 34% sobre produtos americanos aumentou as apostas em uma recessão global e aprofundou a crise nos mercados internacionais hoje. As bolsas da Ásia voltaram a fechar em queda, e as europeias abriram com perdas maiores do que as registradas ontem, com os principais índices em queda de 4% ou mais.

O preço do petróleo despencou mais de 7%, o dobro da queda de ontem. Os índices futuros apontam para mais quedas acentuadas nas bolsas americanas. Ontem o S&P 500, principal índice da Bolsa de Nova York, caiu cerca de 6%, o pior resultado desde o início da pandemia em 2020.”O mercado está fazendo uma coisa: precificando a recessão global”, disse o analista do Deutsche Bank George Saravelos ao Financial Times.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *