Foto: Reprodução
Os candidatos à prefeitura de Salvador aproveitaram o feriadão do Dia dos Finados para ir às ruas pedir votos. Faltam apenas 12 dias para definir o novo prefeito da capital baiana. Líder nas pesquisas, o postulante do DEM, Bruno Reis, fez carreata no bairro de Cajazeiras no último sábado, ao lado prefeito ACM Neto (DEM), seu principal cabo eleitoral.
Sem citar o Ibope, que o apontou com 61% das intenções de votos na última sexta-feira, Bruno afirmou que vai “seguir trabalhando com muita humildade, com os pés no chão”. No domingo, o atual vice-prefeito soteropolitano participou de carreata em Itapuã, a acompanhado da parceira de chapa Ana Paula Matos (PDT). Ontem, Bruno Reis suspendeu a carreata que seria realizada na região do Imbuí/ Boca do Rio, por causa das chuvas. No entanto, esteve presente em eventos de vereadores durante o dia.
Segunda colocada no Ibope, com 13% das intenções de votos, a Major Denice Santiago (PT) participou de carreatas em Águas Claras, Cajazeiras, Castelo Branco e Dom Avelar no último sábado. Ao lado do governador Rui Costa (PT), a petista fez questão de minimizar o resultado da pesquisa que aponta vitória do adversário. “Pesquisa mostra tendência. E a tendência está mostrando claramente que estamos crescendo e vamos ganhar essa eleição. A pesquisa Ibope não revela a realidade do que estamos vendo na rua”, declarou Denice.
No domingo, a postulante petista participou de carreata no Subúrbio e Paripe. Ontem, a campanha de Denice informou que suspendeu a agenda em “homenagem às vítimas da pandemia do novo coronavírus, e lembrou que mais de 160 mil brasileiros já vieram ao óbito por causa da doença. “A política não pode se sobrepor à vida. Então, nada mais humano e delicado do que cancelar a agenda para um momento de reflexão, para pensarmos e reverenciarmos a quem perdemos por causa dessa doença”, ressaltou.
A candidata Olívia Santana (PCdoB) também foi às ruas no feriadão. No sábado, visitou o projeto desenvolvido pela Escologia, uma escola de educação ambiental, cultural e social que realiza diversas ações na comunidade do Alto do São João, no bairro de Pituaçu, há mais de 37 anos. No domingo, participou de uma roda de conversa com lideranças e moradores do bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário. Ontem, esteve presente em um torneio de futebol masculino e feminino na comunidade do Arvoredo, em Tancredo Neves. “As mulheres baianas são destaque nacional e dão um verdadeiro show no futebol, mas ainda faltam investimentos nessa modalidade. Por isso tenho como proposta implantar editais direcionados para as modalidades de esporte feminino”, afirmou a comunista.
Candidato do Podemos, Bacelar participou no sábado de uma carreata realizada entre a Praça da Mãozinha, no Comércio, e Paripe. Segundo a assessoria de comunicação, o evento contou com mais de 200 automóveis e percorreu 23 km. O prefeiturável ressaltou que, se eleito, vai acabar com a indústria das multas e revisar o valor dos tributos cobrados pela atual gestão. “O meu povo não vai mais ser forçado a pagar altas taxas”, frisou. A campanha não informou a agenda no domingo e segunda.
Já a campanha Celsinho Cotrim (Podemos) percorreu bairros da cidade ao lado do candidato a vice-prefeito Acelino Popó Freitas. Os demais candidatos não divulgaram a agenda. As informações são do jornal Tribuna da Bahia.