Augusto Vasconcelos quer homenagear geógrafo Milton Santos

Foto: Assessoria do vereador

 

 

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador, apresentou o Projeto de Lei nº 97/2021 para mudar o nome da Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, na capital baiana, para Avenida Milton Santos.

Conforme o vereador, por um lado, Adhemar de Barros foi prefeito e governador de São Paulo, se posicionou contra a Revolução de 1930 e foi favorável ao regime militar, apesar de ter sido deposto do cargo no governo de Castelo Branco.

Por outro lado, o parlamentar destaca que Milton Santos tornou-se referência mundial no campo da geografia, foi professor da Universidade Federal da Bahia e no campus da Ufba, em Ondina, passa a Avenida Adhemar de Barros.

“A avenida que passa pela Ufba deveria homenagear alguém que tem uma ligação forte com a nossa história e que é uma referência intelectual em nível internacional, que é Milton Santos, reconhecidamente um dos maiores geógrafos da humanidade e que foi professor da universidade”, justificou o vereador.

Augusto Vasconcelos acrescenta: “Nada mais justo do que fazer essa alteração. Enquanto isso, Adhemar de Barros foi um político ultraconservador, que ficou conhecido pela expressão popular ‘rouba mas faz’. Não é apenas o nome de uma rua, é uma reparação histórica que está em jogo”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.