ACM Neto: “eu me considero pardo, o erro é do IBGE”

entrevista

Em entrevista ao programa Bahia Meio Dia, nesta segunda-feira (12), o candidato ao governo do Estado, ACM Neto (União), foi questionado sobre a sua decisão de se autodeclarar pardo à Justiça Eleitoral. Em resposta, ele afirmou que sofre preconceito neste assunto, já que o candidato a vice-governador na chapa do PT, Geraldo Júnior (MDB), e o governador Rui Costa (PT) também se declaram pardos.

Neto disse que quando foi candidato a prefeito de Salvador também fez a mesma declaração. “Quem faz essa leitura social? Eu me considero pardo. O erro é do IBGE e não meu. Em 2016 eu fui candidato a prefeito de Salvador, e naquela época não existia fundo eleitoral, nem cota, eu me declarei pardo. O povo baiano é muito misturado. Agora é engraçado, Rui Costa, governador da Bahia, se declarou pardo. O candidato a vice do PT se declarou pardo. O nome disso é preconceito”, explicou.

Durante a entrevista ACM neto também disse que o candidato Jerônimo Rodrigues (PT), quando secretário da Educação na gestão de Rui Costa (PT), foi o responsável por colocar a Bahia nas piores posições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o Ministério da Educação (MEC), a Bahia teve o terceiro pior desempenho do Brasil entre os alunos do ensino médio em 2019, período em que Jerônimo foi o titular da pasta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *